Reconhecidamente os holofotes de todas as mídias conhecidas da escalada (internet, DVD, ranking 8a) estão no escalador Chris Sharma. Considerado o quebrador de limites, e uma dos melhores escaladores do mundo. Sem dúvida.

Na mesma categoria de Chris Sharma há muitos escaladores. Muitas promessas. Assim como eu pessoalmente considero o brasileiro Felipe Camargo chegará em breve

Porém hoje na Europa o assunto é outro. Bem diferente do americano pop-star.

Um garoto da longíncua (ao menos para mim) República Tcheca,está surgindo um dos grandes ícones da escalada mundial : Adam Ondra.

O Jovem de 16 anos já deu um mega calor no basco Patxi Usobiada no campeonato mundial, assim como na copa do mundo na etapa de Chamonix. Porém na etapa de Barcelona e Imst (com presença brasileira de Felipe Camargo e César Grosso) o tcheco mostrou que está se iniciando uma nora era.

Além de apavorar nos campeonatos mundiais, Ondra também realizou nos últimos dois anos cadenas de graduação extrema, em vias históricas e pouco repetidas. Repito, tudo isso até os 16 anos.

A expectativa é a de que o jovem Adam Ondra faça feitos até pouco tempo inimagináveis.

A revista eletrônica Desnivel fez um vídeo particularmente somente sobre seu estilo e seu jeito ainda juvenil de ser e ver as coisas ao seu redor. Acompanhe abaixo :


http://www.youtube.com/watch?v=DAwDIAs-DPs&feature=player_embedded