Hoje, a vaidade é uma realidade e a busca pelo corpo perfeito é uma constante no dia-a-dia de muitas pessoas. No entanto, a “amiga” do peso em excesso é a má alimentação. A falta de tempo para comer, o estresse, a invasão dos “fast-foods” são inimigos da alimentação saudável. Comer o desnecessário tornou-se uma armadilha para quem busca o peso ideal.

Atualmente, a fórmula encontrada pelos nutricionistas é a reeducação alimentar. Manter bons hábitos alimentares é um processo de mudança comportamental que faz com que a pessoa passe a consumir somente o alimento necessário para o seu organismo. Ou seja, a melhor maneira de perder os quilinhos em excesso é aprender a comer o ideal.

A reeducação alimentar tem como objetivo apontar os nutrientes variados, sem a restrição total de nenhum alimento. O grande segredo de fazer uma alimentação mais saudável é respeitar a individualidade, ou seja, quanto mais próximo da realidade de cada um, mais fácil será o processo de mudança.

Não adianta orientar um executivo que mora sozinho e trabalha o dia todo a comer refeições caseiras todos os dias. Ou mesmo proibir um ‘chocólatra’ de comer chocolate.

Vários fatores devem ser levados em consideração para a elaboração de um cardápio que proporcione um emagrecimento e a manutenção de peso: idade, profissão, peso, horários e rotina diária, tempo disponível para realização das refeições, patologias existentes, condições socioeconômicas, necessidades nutricionais e alergias alimentares.

O processo educativo implica em mudanças nos hábitos alimentares que devem ser incorporadas gradativamente, ou seja, dia após dia. Deste modo, a probabilidade de terem continuidade, uma vez adotadas, é muito maior.

A alimentação deve ser personalizada, porém, orientações básicas podem garantir o sucesso dos resultados:

  • Beba diariamente pelo menos dois litros de água.
  • Faça de cinco a seis refeições por dia, evitando ficar um período superior a 4 horas em jejum, pois seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar.
  • Consuma uma fruta natural desidratada ou como suco, barra de cereais, iogurte nos intervalos das principais refeições.
  • Procure não abusar de líquidos durante as refeições.
  • Evite condimentos fortes (pimenta) e molhos à base de gorduras.
  • Não se alimente em locais sem boas condições de higiene geral.
  • Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos ao meio ambiente (salgadinhos, espetinhos e doces cremosos).
  • Consuma regularmente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas com casca e bagaço, vegetais, grãos.
  • Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
  • Consuma com maior freqüência carnes brancas e com menor teor de gorduras, evitando comer carne vermelha à noite.
  • Importante: As quantidades devem ser orientadas individualmente!

Para auxiliar o processo de mudanças de hábitos alimentares, seguem alguns exemplos e pequenas trocas inteligentes que poderão trazer bons resultados.

Fonte : http://cuidandodocorpo.blogspot.com/