Viajar para escalar nas férias (para quem trabalha e/ou estuda, claro) é o sonho de todo escalador/montanhista. Não importa o grau que se escale, ou a resistência que se tenha. O importante é poder viver o esporte que gosta, e de preferência longe de casa.

Ficar em casa nas férias (para quem trabalha e/ou estuda, evidentemente) é inaceitável.

Muitos são os destinos preferidos dos escaladores.

Alguns, com pouco dinheiro em caixa preferem escalar aqui dentro do Brasil, como Serra do Cipó-MG, Salinas-RJ, São Bento do Sapucaí-SP ou Andradas-MG.Outras pessoas com mais dinheiro em caixa viajam para locais como Rodellar, Siruana e Patones (Espanha), Valle Encantado, Frey, Ushuaia (Argentina) e assim por diante.

O resultado indireto disso é a diversidade de filmes, e vídeos feitos nestes lugares.

Porém praticamene ninguém que eu conheça sugere um local mais distante como a Tailândia.

Este é o foco do filme "Koh Tao, Adventure Climbing in Thailand".

Pensando nesta lógica alguns escaladores foram até lá, e após 24horas de avião, algumas horas de ônibus, e após isso algumas horas de barco chegaram a verdadeiros paraísos de escalada (em Calcário) na Tailândia.

O filme retrata de maneira leve, quatro escaladores que toparam o desafio (financeiro e físico) de ir escalar em um local citado como verdadeiro paraíso de escaladores.

As imagens de paisagens é de deixar o queixo caído, e qualquer um com vontade de fazer planos de viajar para lá. As vias de escalada, e boulders são literalmente na praia, às vezes a poucos metros do hotel.

O filme, que possui pouco mais de 1 hora de duração foca algo interessante : a "aflição" de se encadenar uma via, ou boulder pois todos tem horário para voltar, e nenhum deles são escaladores míticos. O que torno o filme realmente atraente para quem os assiste, sentindo-se parte do grupo de escaladores.

As belezas naturais, retratando escaladas em vias de graduação de 5.9 até 5.12 com uma paisagem verdadeiramente exuberante ao fundo já vale a pena a aquisição do filme.

Para quem procura mais informações sobre escaladas na Tailândia é um guia muito proveitoso, e de boa qualidade.

O ponto baixo é a indisponibilidade de haver imagens em HD (o filme é de 2008) o que enriqueceria ainda mais as imagens mostradas.

Se você tiver oportunidade , veja o filme.

Para saber mais do filme, e em como baixar a um preço razoável (US$ 11,00) pela internet acesse : http://www.fanaticalfilms.com/kohtao_synopsis.htm

Veja também o trailer do filme no site (que está em .mov, e não em VIMEO ou youtube, impossibilitando de divulgar no blog)