O órgão internacional responsável pelas competições de escalada esportiva, o IFSC, bloqueou todas as inscrições da entidade CBME (entidade máxima do montanhismo e escalada brasileira).

Com isso atletas que stavam planejando participar das etapas do campeonato mundial e copa do mundo não irão poder participar do evento, até que se resolva o incidente.

As explicações foram dadas por meio de e-mail enviado à listas de discussões das diretorias da CBME.

Leia na íntegra o e-mail enviado

Olá a todos,

Como representante da CBME nas competições internacionais, tenho a triste função de informar a todos da lista da CBME, bem como aos atletas que competiram internacionalmente (e seus representantes) a respeito do bloqueio da IFSC à nossa participação em eventos internacionais.

Nos últimos anos, a CBME e os atletas federados às suas Entidades Filiadas vinha participando dos eventos, independentemente dos débitos pendentes, pois a IFSC aceitava nossas propostas de quitação parcelada de dívida.

Contávamos, inclusive, com o apoio do presidente da entidade, Marco Scolaris.

No ano passado, a IFSC instituiu uma nova administração financeira que, desde então, vem cobrando todos os (mais de 40) países com débitos perante a entidade. Além disso, essa nova diretoria financeira aumentou a anuidade para € 2.000 (dois mil euros).

No começo deste ano, a IFSC enviou-nos uma cobrança para quitação integral da dívida, com um prazo final imediato.

A CBME, através de sua diretoria, fez mais uma proposta de parcelamento da dívida, que foi sumariamente recusada pela IFSC.

Além disso, recebemos a notificação de que nenhum atleta brasileiro seria autorizado a competir em eventos internacionais, e nosso acesso ao sistema de inscrições foi bloqueado.

Sentimos muito ter que enviar este email.

Aos atletas que se inscreveram e pagaram as taxas antes do bloqueio, a CBME restituirá o valor depositado.

Fica aqui um assunto a ser discutido e repensado.

Abraço a todos,