Os paulistas César "Cesinha" Grosso e Janine Cardoso venceram na manhã deste domingo (30), a etapa final do circuito brasileiro de escalada de dificuldade, realizada na Casa de Pedra Perdizes.

Ambos lideravam com vantagem o circuito com a somatória das etapas anteriores, e confirmaram o favoristismo consagrando-se campeões de 2008.

Com esse resultado, Cesinha conquista seu tetra-campeonato brasileiro de escalada (máster masculino) e Janine torna-se hexa-campeã brasileira (máster feminino).

Segundo os participantes, as vias finais desta última etapa estavam muito fortes, com movimentos extremamente dinâmicos que percorreram o negativo e teto da Casa de Pedra.

No masculino, Cesinha chegou bem próximo ao final da via, sendo o único a realizar todos os movimentos do teto. Muitos deles foram realizados em montée, levantando o público presente e mostrando como tornou-se campeão sulamericano este ano.

O atleta André 'Belê' Berezóski foi o que chegou mais próximo de Cesinha, caindo em um movimento no meio do teto, conquistando o 2º lugar na etapa. O terceiro colocado foi Daniel Haddad, atleta de Belo Horizonte que caiu antes de chegar ao teto. A via final masculina foi graduada pelo route-setter Gabriel de Jesus como um 9c.

Entre as mulheres, Janine chegou a tocar a última agarra da via final, cotada como um 8b. A segunda colocada da etapa, Thais Makino, chegou até a agarra de entrada no teto, caindo 4 movimentos abaixo da campeã. A 3ª colocação ficou com a atleta Anna Shaw. Segundo as atletas, a via feminina estava bem dinâmica, com movimentos bem explosivos.

Janine falou ao Webventure sobre sua impressão sobre as vias femininas: "A final estava bem 'boulderística', com movimentos longos e dinâmicos que exigiam muita confiança e precisão. Muito parecida com as vias dos campeonatos mundiais. Gastei bastante resistência nos movimentos de força ao longo da via, e cai tijolada na última agarra. Um treino de força e mais boulders seria indicado para maior fluidez e a cadena neste caso."

Somando os resultados desta última etapa à pontuação da etapas anteriores, Cesinha obteve 3 primeiros lugares (somando 300 pontos), utilizando a etapa mineira, na qual não participou, como descarte.
O vice -campeonato de 2008 foi para André 'Belê' Berezoski, que ficou em 2º lugar nos 3 campeonatos que participou. O atleta Eric Teles ficou com a 3ª colocação no geral, não tendo participado desta última etapa.

No feminino, Janine também venceu as 3 etapas em que participou, descartando a 3ª etapa (no Paraná), na qual não esteve presente.
A atleta paranaense Marilene Lima, campeã da 3ª etapa, consagrou-se a vice-campeã do ano, não estando presente nesta última etapa. A jovem Ana Paula Veloso, promessa da escalada feminina, ficou em 3º lugar.

Confira em breve aqui no Webventure, mais fotos e detalhes sobre a colocação completa do circuito brasileiro e do campeonato paulista 2008.

RESULTADOS DO BRASILEIRO - Etapa São Paulo
Masculino
1º César Grosso - SP
2º André Berezoski - SP
3º Daniel Haddad - MG

Feminino
1ª Janine CArdoso - SP
2ª Thais Makino - SP
3ª Anna Shaw - SP

RESULTADO GERAL DO BRASILEIRO
Masculino
1º César Grosso- SP
2º André Berezoski- SP
3º Eric Teles - RJ

Feminino
1ª Janine Cardoso - SP
2ª Marilene Lima - PR
3ª Ana Paula Veloso - SP


RESULTADO GERAL DO CAMPEONATO PAULISTA
Masculino
1º César Grosso
2º André Berezoski
3º Stefano Mastrocola

Feminino
1ª Thais Makino
2ª Janine Cardoso
3ª Ana Paula Veloso



Fonte : http://www.webventure.com.br/montanhismo/index.php?destino_comum=noticia_mostra&id_noticias=24242&id_noticias_textos=27818