Aproveitando toda a dinamicidade que o blogspot me permite, tendo tags e procuras internas, inauguro aqui mais uma seção por aqui totalmente indicada aos iniciantes. Colocarei periodicamente dicas sobre nós, procedimentos, e equipamentos de escalada (este é o plano). Aqui pelo menos, ao meu ver coloco os equipamentos de escalada mais básicos para quem está começando.

1 - Sapatilha.

Ao escolher a sua sapatilha de escalada tenha em mente de que como você não está precisando de uma sapatilha "top-de-linha", não há neessidade de comprar uma. Sou daquelas pessoas que acredita que de nada adianta você compra uma sapatilha caríssima se ainda nem consegue guiar uma via cosnsistentemente na rocha (na academia não vale). Procure um modelo mais genérico, e não tão técnico. Presenteie-se com um produto caro quando a necessidade houver.
Marca top = La Sportiva
Marca recomendada = Snake, modelo trinity

2 - Cadeirinha / Baudrier / Harnés

Para a sua cadeirinha, vale a mesma regra da sapatilha, porém com mais uma observação. Procure comprar um produto que seja o mais macio possível, e o mais confortável possível. Quando se está iniciando, a quantidade de horas pendurado malhando uma via é muito grande, e quem não está acostumado pode sofrer.
Marca Top = Petzl / Black Diamond
Marca Recomendada = Conquista

3 - Curso de escalada

Mesmo que seu amigo, ou namorado, lhe ensinou "tudo" sobre a escalada, mesmo que de maneira básica, saiba que isso não substitui um bom curso de escalada. Eu mesmo já vi muitas pessoas irem escalar, possuirem vários equipamentos e não ter noção MINIMA de qualquer procedimento da escalada.
Para um curso de escalada não tenha pudor em economizar, e evite faze-lo apenas acompanhando este blog, ou com algum mané deslumbrado de escalada. Procure fazer com montanhistas e escaladores com experiência comprovada, e que faça parte de alguma federação de montanhismo. Digo com absoluta certeza que com menos de 6 anos de escalada é praticamente impossível uma pessoa ser instrutor de escalada. Não acredite que frequentar workshops vai lhe valer um curso. No dia que realmente precisar, talvez você não saiba um procedimento que todo bom escalador de verdade lhe ensinaria.

Somente com estes dois equipamentos já poderá fazer bastante coisa. Além do mais, como sempre irá escalar com alguém mais experiente (espero eu), equipamentos como corda, costuras, crash pad, friends, nuts, camalot ou excentricos o seu companheiro já deve possuir.

Apenas reafirmo que, se arriscar a nunca fazer um curso de escalada, ou fazer curso de escalada com pessoas que não são escaladores experientes, é arriscar a vida a toa.