Em uma conversa descontraída pelo MSN acabou rolando uma entrevista com o escalador paulista Felipe Camargo, o Pikuira.

Felipe hoje é considerado um dos melhores escaladores do Brasil, e com potencial para se tornar integrante da elite mundial de escalada esportiva.

Confira a entrevista abaixo :

1 - Desde que voltou da europa o que andou fazendo aqui em termos de escalada?

Pô fiquei um tempo tranquilo...so escalando, fazendo boulder e dando uma relaxada! Depois comecei a treinar serio denovo...fui pra ubatuba e pra Minas gerais! E agora estou em casa, paras as 3 ultimas semanas de treino antes de voltar pra Europa!

2 - Em termos de cadenas o que rolou?

Jericó de pé - V11
Cracolândia - V12
Virada do Ano - v9 (Flash)
E outros 3 v10, todos em Ubatuba
de vias
A dor é o poder - 10c/11a (FA)
Cabra da Peste - 10c (FA)

3 - Agora que vai embarcar para a Europa, qual o plano de escaladas por lá?

Bom quero passar 6 meses lá.....competir no máximo de campeonatos possíveis...mas tb estou muito motivado pra rocha esse ano!!!! 8c+ sem dúvida!!!!!

4 - Há algum itinerário já planejado?

Po vou primeiro pra Itália...Penne...onde vou participar de um master internacional para convidados dia 18 e 19 de abril....depois devo ir pra Espanha....e em maio passar o mês todo treinando em Innsbruck! depois já nao sei...quando tive lá verei.

5 - Neste mesmo ano irá voltar a treinar com o Patxi Usobiaga?

Provavelmente sim em Innsbruck em maio!!! Mas também escalarei bastante com meus amigos americanos....e também os outros espanhois!

6 - Nos campeonatos há alguma meta a ser atingida estabelecida por você?

Na verdade estou bem tranquilo esse ano...juvenil estou na categoria mais dificil dos últimos tempos... Onde vão estar juntos todos os montros juvenis!!!
Então prefiro não colocar metas....e ir desencanado e pensando em dar o meu melhor!!! Na copa do mundo adulta a mesma coisa.....muita gente forte voltando a competir....e gente nova entrando...como Flavio Crespi, Edu Marin, Adam Ondra, Gabrieli Moroni mas nessa tenho uma meta de fica no top 15....que é muito dificil....mas é bom ter uma meta grande em mente!!

7 - E a famosa pergunta... E os patrocínios, como anda?

Esse ano to sem patrocínio!!! Vou na cara e na coragem....economizando no máximo e ficando com os amigos!!
Tenho sim o Apoio da Beal...que da pra fazer uma graninha!
Falando nisso...quem quizer comprar cordas! entre em contato comigo!!! hehe
E também a Altitude como sempre me ajudando muito!

8 - Você anda viajando muito... E para um sujeito de 17 anos é espantoso para qualquer pai e mãe. Como eles estão encaranto tudo isso?

Pô eles me apoiam totalmente! Sabem que eu sei me virar! E querem mais é que eu aproveite mesmo todas essas oportunidades!!! Nada vale mais do que a experiência de vida de viajar pelo mundo!

9 - Em um dos primeiros posts do seu blog, havia um recado da sua mãe falando para comer verdura. Como anda a sua alimentação sem supervisão dela?

Ahahahahaha É que eu não comia verdura...era bem fresco!!! Mas la na Europa com o Patxi (Usobiaga) acabei comendo de tudo.... E aprendendo sobre dietas e tal!!!

10 - Todas estas viagens e locais que conheceu, já tem você alguma idéia do que fazer de faculdade?

Tenho sim....penso em fazer Tradução ou Turismo.....mas também penso em só fazer educação Fisica!!! Dúvida grande ainda!!!

Mais detalhes do escalador, e descrição de suas viagens em : http://felipegcamargo.blogspot.com