Troca de tiros entre policias militares termina com um morto e dois feridos na Serra do Cipó*


Soldado morreu ao cair de abismo quando tentava resgatar colega que estava baleado em uma saliência da encosta

Um policial militar morreu e outros dois ficaram feridos após discussão que terminou em troca de tiros no fim da tarde deste sábado na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, região Central de Minas. A discussão ocorreu em um mirante da Serra e os quatro policiais estariam embriagados.

De acordo com o delegado do 1º Distrito Policial de Santa Luzia, Gilson Rodrigues Rosa, o sargento Adalberto da Silva, de 44 anos, lotado no 13ºBatalhão de Polícia Militar, na capital, estava em um sítio em companhia de um amigo, o pintor Wellington Luiz da Silva, de 39, e duas mulheres.

Em depoimento à Polícia Civil, o pintor contou que os dois casais estavam tomando cerveja e caipirinha quando resolveram visitar o mirante. No depoimento, ele revelou também que, embora estivesse ingerindo bebida alcoólica, foi o sargento quem dirigiu o carro até o local.

Quando já estavam no mirante, chegaram no local os soldados Ricardo Aguiar de Souza, de 23, do 35º BPM, em Santa Luzia, Wesley Elias, também de 23, lotado no 1º BPM, na capital, e Marcos Vinícius Nascimento Barcelos, da Companhia de Policiamento de Trânsito de Contagem.

Os militares estavam acompanhados de três mulheres e também levaram cerveja para o local, mas o delegado não soube precisar se quem dirigia o carro estava alcoolizado.

Ainda segundo Gilson Rosa, o soldado Ricardo Souza subiu em uma pedra para fotografar a paisagem. O sargento Adalberto teria se incomodado com a presença dele e deu dois tiros para o alto.

Neste momento, Ricardo questionou se ele era policial e levantou a blusa para mostrar que também estava armado. O sargento respondeu atirando no soldado Souza, que foi atingido duas vezes e caiu no abismo, mas parou em uma saliência da encosta.

Diante do crime, o soldado Wesley Elias sacou outra arma e atirou no sargento, enquanto o soldado Marcos, o único dos policiais que estava desarmado, corria para o meio do mato, assim como as mulheres e o pintor que acompanhavam Adalberto Silva.

Durante o tiroteio, o sargento foi atingido quatro vezes, até que uma das mulheres que o acompanha pegou sua arma, encerrando a troca de tiros. O soldado Marcos Vinícius foi, então, tentar socorrer o amigo que estava caído no barranco. Ao tentar descer as pedras, Marcos escorregou e caiu de uma altura de aproximadamente 200 metros, bateu o crânio e morreu na hora.

Adalberto Silva foi socorrido no Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova. Segundo o delegado, não foi esclarecido se os quatro tiros foram dados pelo soldado Wesley Elias, o que ainda será apurado pela Polícia Civil. Elias foi ouvido pelo delegado e liberado, pois, para Gilson Rosa, o militar agiu em legítima defesa.

Já o soldado Ricardo foi encaminhado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII com dois tiros e várias escoriações causadas pela queda. As balas atravessaram o seu corpo, e segundo a assessoria do hospital, ele não corre risco de morte. A equipe médica ainda avalia se será necessário submetê-lo a cirurgia e, por enquanto, o militar permanece internado em observação.

O Hospital Risoleta Neves não quis passar informações sobre o estado de saúde do sargento. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Milita, ele também não corre risco de morte, apesar de estar em estado grave.

A PM só se manifestou sobre o fato por meio de nota, na qual afirma que a discussão entre os militares não foi esclarecida. A nota diz ainda que os quatro estavam em horário de folga e nenhum estava fardado. Segundo a assessoria de comunicação da PM, nenhum dos comandantes aos quais os policiais estão submetidos vai se pronunciar sobre a respeito.

O delegado Gilson Rosa instaurou inquérito para investigar o caso. De acordo com a PM, a corporação não deve instaurar inquérito policial militar (IPM) porque, além dos soldados e do sargento estarem de folga, as armas usadas no crime eram particulares

Fonte : Lista FEMEMG e www.otempo.com.br