Nesta sexta-feira santa, dia 10 de abril, os escaladores Leandro “Pardal” Costa de São Bento do Sapucaí e o paranaense radicado em São Paulo, André “Belê” Berezoski, finalmente encadenaram o que pode ser o boulder mais difícil do país, situado nos blocos dos Serranos, São Bento do Sapucaí (SP). O bloco, batizado originalmente de O Fanfarrão, recebeu um novo nome, em homenagem ao dia da cadena.

O Dia Santo teve o grau sugerido de V14, que se confirmado, será o lance mais difícil do Brasil, acima de lances escabrosos como Os Bacanas SDS V13, (Ubatuba), Chiclete V12 (Ouro Preto), Jericó V12 (Ubatuba) e Tubarão V12 (Itajubá, MG).A dupla estava tentando o lance a sete meses, tamanha a dificuldade do bloco. Belezinha, que já havia mandado Os Bacanas SDS julgou O Dia Santo muito mais difícil, e consumiu do atleta muita mais tempo para encadenar que o lance em Ubatuba, que ele encadenou em um dia apenas. Leandro que também já viajou bastante pelo Brasil e encadenou O Tubarão, afirma que “É um possível V14, pois eu acho que se fosse menos, teríamos mandado o boulder a muito mais tempo”.André, que mora em São Paulo e é gerente da Casa de Pedra, simulou os movimentos no muro do ginásio para poder treinar quando não podia viajar à São Bento. Já Leandro, que trabalha com ressolas de sapatilhas em São Bento do Sapucaí, já podia visitar o bloco com mais facilidade, e muitas vezes chegou a tentar o boulder 4 vezes numa mesma semana.

Como em qualquer lance extremo, temperatura, umidade do ar e até vento, influenciam tanto como a força e perícia que o escalador tem que ter para mandar o projeto.Leandro contou que na sexta-feira, na sua primeira entrada no bloco, “eu subi no boulder e falei para a Lígia: ‘Vou entrar no boulder porque só tenho uma pegada, pois meu dedo está quase furando’. De repente começou a ventar um pouco e a garoar. Entrei antes que as agarras molhassem e quando vi, estava no domínio e bati em cima.”. Vinte minutos depois, André entrou no lance, também na primeira entrada do dia, e finalizou o problema também.

Dupla cadena no mesmo dia, para coroar o empenho dos dois boulderistas!

Fonte e Fotos em : http://espnbrasil.terra.com.br/eliseufrechou/post/44162_ENCADENADO+O+BOULDER+MAIS+DIFICIL+DO+BRASIL