Uma das pessoas que mais tenho carinho dentro da escalada é o escalador/fisioterapeuta Pablo Scorza.

Pablito para mim foi durante certo tempo a pessoa que fez com que eu encadenasse as primeiras vias mais difíceis, utilizasse métodos de treinamento bem planejados, e ajudou a curar algumas lesões.

Pablo além de tudo isso é um profissional de fisioterapia muito respeitado e admirado nacionalmente e, agora, internacionalmente. Mal sabe ele que quando voltar da Europa, mesmo a passeio, vai ter de dar várias palestras para escaladores no evento que der.

Para quem não conhece o trabalho de Pablito(ou nunca ouviu falar), saiba que ele é um dos criadores do método Biomecânica Funcional.

Biomecânica Funcional é uma metodologia de treinamento, correção postural e exercícios preventivos de lesões para esportistas. Escaladores do pedigree de Dani Andrada, Chris Sharma, César Grosso, Janine Cardoso, Felipe Camargo e Daila Ojeda (somente para citar os mais famosos, mas provavelmente devo ter esquecido de mais alguém) já experimentaram o trabalho da biomecânica e aprovaram com louvor.

Pablo hoje vive na Espanha divulgando seu trabalho entre um retiro espiritual e outro.

Pablo generosamente me escreveu um e-mail dizendo como anda a comunidade escaladora brasileira em Rodellar. Leia abaixo :

E ai Luciano, como vao as escaladas por paredes brasileiras? Saudades do Brasil... afinal de contas já faz um bom tempo que estou longe de casa.

Bom, aqui em Rodellar ta muito bom, o Felipinho ta com um estilo de escalada super refinado e muito forte... antes tinha um estilo mais parecido ao do Pati Usobiaga, mas agora tambem se vê mais influencia do Dani Andrada em sua escalada com mais dinamicidade e criatividade motora, ta super bonito de ver ele escalando...

O Shen tambem ta deslizando pelas paredes e encadenou um 8b+(frances)= 10c brasuca...

A fama de que no Brasil só existe samba e futebol, pelo menos por aqui já não tem muito sentido, pois entre as cadenas do Felipinho e da galera brasileira que sempre passa por aqui em conjunto com a propagação entre os escaladores da biomecanica funcional, os brasileiros já tem na europa uma imagem bem diferente da que vemos ai mesmo no Brasil, onde só ha incestivo financeiro para os jogadores de futebol e para as festas de carnaval...

Na verdade, por minha parte não posso reclamar do apoio brasileiro em relação ao meu trabalho, pois sempre tive muito respeito e aceitaçao de todos, principamente em São Paulo, Porto Alegre e Curitiba...e aqui na Espanha a aceitaçao e o reconhecimento em relação a filosofia funcional e preventiva deste trabalho tambem é muito boa...na verdade estou super contente por aqui...mas quando vejo um atleta do nivel do Felipinho que tem que pagar do seu proprio bolso para viajar e representar a escalada brasileira com tanto talento nas terras dos melhores escaladores do mundo, da um certo sentimento de indignaçao e desanimo de voltar pro brasil...

Espero que em breve o felipinho possa desfrutar de uma reconhecimento profissional digno de seu talento...

Grande abraço pra ti e parabéns por seu blog!!!

Para saber mais sobre a Biomecânica Funcional acesse : http://www.biomecanicafuncional.com.br/