É desnecessário dizer que o estado de São Paulo é o mais populoso do país. Pelo estado paulista se acotovelam cerca de 50 milhões de pessoas. Infelizmente não há muitos locais de escalada da qualidade do que existe uma qualidade soberda como o complexo da Pedra do Baú como em São Bento do Sapucaí.

Resultado disso, e da completa inexistência de respeito à natureza, imediatismo, nanismo moral e social, e outros adjetivos que nem cabem aqui escrever, há hoje problemas de impacto, de mal aproveitamento do espaço para escalar, desrespeito às regras de conduta e ética na Pedra do Baú.

Quem se interessa de quais serão as regras que serão aplicadas para o local na escalada deve comparecer ao Seminário do Baú. Houve muita discussão via e-mail e forum da Federação de Montanhismo de São Paulo (FEMESP) e espera-se que haja muitas idéias e discussão (de maneira adulta e civilizada, claro) lá.

Para mais detalhes :

http://www.femesp.org/seminario2009.php

Objetivo principal
Estabelecer um conjunto de práticas de consenso para o mínimo impacto na atividade de montanhismo no Complexo do Baú.

Metas
  • Organizar um conjunto de recomendações para a escalada no Complexo do Baú;
  • Abordar a questão das trilhas existentes e do acesso ao conjunto e às vias de escalada;
  • Discutir critérios e procedimentos para regrampeação de vias.
    • O Seminário deverá consistir em uma reunião presencial em São Bento do Sapucaí, onde serão discutidas as premissas para um Grupo de Trabalho que deverá levantar os acertos, problemas e questões futuras para a prática do montanhismo no Complexo do Baú. Após um período de discussão e desenvolvimento online o GTBaú deverá apresentar recomendações a serem amplamente divulgadas.

      Como a questão é complexa e apresenta diversos elementos com maior ou menor grau de interdependência, o Seminário será organizado conforme a programação abaixo.