Se você não sabe o que é BPA? Deveria saber.

BPA é um composto químico utilizado em garrafas de policarbonato, muito utilizadas no universo "outdoor".

Se você não consegue identificar onde possa ter utilizado uma, vai uma dica de ouro : Garrafas Nalgene (e imitações).

Para quem não conhece, as garrafas nalgene são muito utilizadas na Europa e Estados Unidos para armazenamento de líquidos, pois além de inquebráveis (já testei) não deixam nem aroma, nem sabor do líquido que acabaram de ser armazenados. Basta uma lavada simples para que não haja traço do que estava lá.

Para trilhas longas (como a travessia Serra Fina, Serra dos Orgãos, Caminho da Fé, Caminho de Santiago...), escaladas de vias longas (Pão de Açúcar, Corcovado, Salinas, Pedra do Baú, Frey...) é extremamente útil. São estremamente versáteis.

Parace sem muito nexo para aquele cidadão sem noção que usa as garrafa pet que usa por determinado tempo, e/ou larga por aí (como fizeram no Valle Encantado, Pedra da Divisa, Pedra do Baú, Serra do Cipó, Pão de Acúcar...).

Após algumas denúncias, e após isso reformulação na química da garrafa, e mais estudos sendo realizados por institutos de pesquisas de renome como Harvard, estudoou-se mais e mais sobre a contaminação de um produto utilizado na confecção das garrafas Nalgene.

Nesta semana o instituto de pesquisas de Harvard concluiu que há vínculos de contaminação de BPA em garradas de Policarbonato.

Hoje as garrafas Nalgene são produzidas sem o elemento químico, e é anunciado de forma bem destacada. Estas garrafas são vendidas em grandes lojas de produtos Outdoor, ou de materiai esportivos. A loja da Decathlon, presente em várias localidades do país, as vendem.

Para mais informações sobre o estudo, leia (em Inglês) : http://www.allclimbing.com/archive/2009/06/new-study-links-higher-bpa-levels-to-drinking-from-polycarbonate-water-bottles/

ou

http://www.trailspace.com/blog/2009/06/17/bpa-polycarbonate-link-harvard-study.html

Para saber mais sobre os produtos da Nalgene, acesse : http://www.nalgene-outdoor.com/