Ainda ignorado por muitos escaladores, o uso dos versáteis "thera-band"(um pano feito de elástico) para o fortalecimento da musculatura, e fundamental para a prevenção de lesões .

O pessoal da Biomecânica Funcional faz uso extensivo deste objeto, e foi amplamente difundido por vários escaladores que desejam fortalecer o corpo para a escalada.

Foi lançado recentemente um livro sobre pilates, que podem ser feitos em casa. Obviamente recomendo que primeiramente faça uma consulta com um fisioterapeuta credenciado para o uso deste livro.

O livro "Desafios do corpo Pilates - Na academia, em casa e no dia a dia", de Brooke Siler, lançado recentemente no Brasil, mostra novos caminhos para a prática do método desenvolvido por Joseph Pilates há quase 100 anos. A proposta da autora, que dirige desde 1997 o estúdio de pilates re:AB, em Nova York, é levar a consciência corporal dos estúdios para o cotidiano das pessoas

A obra ricamente ilustrada oferece dicas de utilização das técnicas do pilates para os frequentadores de academia, com o objetivo de melhorar o rendimento nos equipamentos tradicionais. O livro também traz dicas de como aplicar os princípios básicos do método em casa, utilizando pesos e faixas, tanto para iniciantes como para praticantes.

Conheça no álbum de fotos uma sequência de exercícios com faixas elásticas ensinado no livro e veja as dicas da autora para não errar nos movimentos.

Serviço:
"Desafios do corpo Pilates - Na academia, em casa e no dia a dia", de Brooke Siler (Summus Editorial), 240 páginas, R$ 74,90

Fonte : http://estilo.uol.com.br/ultnot/2009/07/06/ult3617u7422.jhtm