Após a convocação dos quinze atletas de 15 a 19 anos de idade (leia mais), a Seleção Brasileira Juvenil de Escalada se prepara para o Mundial da modalidade, que acontece de 27 e 30 de agosto, em Valence, na França. Confiante e feliz com o plantel montado, Anderson Gouveia, técnico da equipe, celebra o avanço da escalada no país.

“Essa é a primeira vez que vamos com um time completo, com certeza é um grande avanço para nosso esporte. Sem dúvidas vai mobilizar muita gente e esperamos que em 2010 possamos triplicar o numero de participantes na seletiva. Vamos colocar sangue novo nas competições”, declarou Gouveia.

O olhar para as categorias de base é considerado especial dos últimos anos para cá e as Federações de cada estado vêm se mobilizando para melhorar o trabalho. “Além dos atletas das regiões Sul e Sudeste, fiquei surpreso durante a época da seletiva, pois tivemos atletas inscritos do Amazonas e do Ceará! Foi uma grande mobilização dos estados e federações”, festejou o técnico.

Para Silvério Nery, da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP), a iniciativa de montar a seleção e ir para o Mundial, que partiu da Federação Paranaense, é um passo importante para a evolução da escalada no país. “Para mim foi uma surpresa, no início era um sonho e é histórico reunir um time juvenil deste tamanho. Realmente estão de parabéns”, disse Nery.

Continuidade

projeto para as seleções de base, segundo Anderson, deve continuar e sofrer modificações para 2010. “Para o ano que vem, os moldes de seleção e treinos serão os mesmos. Como aprendemos muito esse ano, em 2010 as coisas vão ser mais rápidas e claras para os atletas”, revelou Gouveia.

Um dos pontos abordados por Nery sobre a formação da seleção juvenil foi a pouca quantidade de atletas nas renovações de gerações nas categorias Adulto e Máster. “Todos os competidores que apareciam vinham das categorias de base, que não tinham tanta visibilidade nas provas principais. De dois anos para cá, começamos a melhorar esse trabalho e estamos dando mais ênfase. Graças a isso temos atletas como o Felipe Camargo e o Cesinha que vieram da base”.

Preparação e expectativas


Com a formação do time nacional com atletas de várias cidades do Brasil, foram realizados encontros para avaliar cada competidor, estruturar os treinamentos e foi realizado um trabalho psicológico com Joyce Gonçalves, que Gouveia aponta de extrema importância para a reta final da preparação.

Há dias da competição na França, a expectativa aumenta e as chances do Brasil na competição são positivas. O técnico da seleção, que esteve no último Mundial da categoria, realizado na Austrália, aponta a República Tcheca e a França como fortes candidatos ao título.

“Esse ano as competições que já se passaram se mostraram muito duras e estamos esperando isso também na França. Mas estamos preparados para enfrentar o que vier”, revelou o confiante Gouveia.

Nery afirma que, mesmo com uma categoria de base ainda em formação, há atletas de muita qualidade e que estão no ranking. “O Brasil tem condições de aparecer forte no cenário mundial. As chances dos brasileiros irem bem é grande, eles vão ter que lidar com pressão, ambiente ligeiramente agressivo.

São jovens, a expectativa não pode ser tão grande, mas qualquer resultado já será grandioso. Acredito em uma surpresa”, declarou.

Fonte : http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/26416?pag=1