Uma das desvantagens de se expor na natureza para poder escalar, é estar sussetivel a algum parasitóide.

Um dos mais comuns a atingir os escaladores é o berne. Apenas de ser extremamente nauseante a quem tem estômago fraco, é um post que tinha de existir.

Dermatobia hominis é uma mosca que, enquanto ainda se apresenta como larva, é conhecida como berne. O berne é um pequeno parasita, porém um grande problema. Uma vez presente em animais, especialmente bovinos, forma nódulos no hospedeiro, com a presença de uma ou mais larvas no interior.


E uma das coisas mais sui generis que já vi é o tratamento para extrair essas larvas. Faz-se um curativo com gase e um pedaço de bacon (!). Esta estranha combinação reduz o ar e o bicho acaba botando a cabeça pra fora para respirar. Daí, é só puxar o parasita para fora.

No caso de hospedeiro humano, a remoção da larva baseia-se em impedir a respiração da larva (por exemplo com vaselina sólida ou colar um esparadrapo na área do nódulo) e fazer a retirada cirúrgica; depois, passar éter iodoformado e cobrir a lesão. Está indicado o uso de vacina anti-tetânica.


Em animais é recomendado o uso de antiparasitário, para facilitar a extração mecânica, quando possível.


Berne é parasita, suga o sangue da vítima até deixá-la doente, fraca, às portas da morte. O que não deixa de ser uma enorme burrice. Berne parece não saber que, se matar a vítima, mata a si mesmo, por estar hospedado nela, por se parasitar nela.


Berne, esse nanico, é capaz de dizimar um rebanho inteiro, quem sabe de 20 bois, cavalos, carros (?).


Esta espécie possui um aspecto curioso no hábito de oviposição, pois precisa de um outro inseto, geralmente outra mosca, como vetor de seus ovos, para levar o berne até o hospedeiro e iniciar assim, seu ciclo biológico.


Talvez essa outra mosca se chame, sei lá, Moslei?


Berne, o diminuto, não admite que o ignorem. Se algo chama mais atenção que ele mesmo - um acidente aéreo, um golpe de estado, a morte de um ídolo - sai apreogoando asneiras, louvando lunáticos, negando a história. Quer chamar a atenção, consegue, depois nega, diz que foi mal compreendido.


Berne talvez tenha se deixado atrair demais pelo bacon, botou a cabeça para fora e sente que o puxam para longe das entranhas de seu hospedeiro.


Ao notar a presença de tal parasita no corpo de um animal ou uma pessoa, existem alguns cuidados a serem tomados, é muito importante procurar ajuda médica ou pessoa mais indicada para a remoçao da larva, caso seja retirado apenas um pedaço da estrutura do parasita, pode haver complicaçoes tais como infecçoes!



Fonte : http://alessandraalves.blogspot.com/2009/07/berne.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Berne