A partir da semana passada haviam muitos comentários a respeito do fechamento da Gruta Pai do Mato em Sete Lagoas-MG, onde existe un local considerado um dos melhores locais de escalada esportiva em calcário do Brasil.

Todos os dados publicados ontem aqui no blog foram coletados por meio de conversas via MSN e mensagens de pessoas não ligadas diretamente ao assunto. Portanto, por este motivo, fontes oficiosas (sabem do fato, mas não respondem oficialmente por ele). Com isso houve um grande desencontro de informações.

Abaixo é o relato do presidente da FEMEMG sobre o assunto. De antemão fica evidente que o assunto é delicado e deve ser tratato com muita atenção por todos. Resta saber se todos escaladores vão conseguir seguir uma conduta que não acelere ou atrasse todo o processo.

Estou tentando reunir dados concretos e fatos através dos quais todos possam entender o processo que está se passando na Rei do Mato.

Está muito difícil por diversas questões. Uma delas é que a maioria das pessoas envolvidas não quer tomar partido. Inclusive no IEF, parece que não há uma definição sobre onde se quer chegar em relação ao uso público das áreas protegidas. Só o que se sabe é que pretendem cumprir a lei... e o problema é que várias leis se sobrepõem ou se contradizem...

O que se fala nos corredores, mas ainda não foi possível conhecer nenhum documento comprobatório, é que houve uma denúncia no ministério público sobre a degradação do recém-decretado Monumento Natural Gruta Rei do Mato.

Esta eventual denúncia acusaria inclusive os escaladores por grande parte desta degradação.

Considerando que isto seja verdade, o processo pode se prolongar por vários anos, e o que houve portanto foi um alerta de que a qualquer momento o acesso às paredes em que escalamos poderá ser impedido por decisão judicial.

Eu (como presidente) me comprometi a divulgar um comunicado oficial aos escaladores assim que tiver documentos ou informações comprovadas nas quais possa embasar este comunicado.

Enquanto isto o que eu gostaria que nós fizéssemos é manter o foco na organização interna. Sou amplamente a favor da mobilização de grupos informais, que se reúnam e sejam capazes de emitir opiniões em conjunto (através de blogs ou aqui na lista). Estas opiniões seriam levadas em conta pelos clubes formalizados e pela diretoria da federação.

Simultaneamente a FEMEMG está buscando prover condições para formalização de sua própria estrutura e em breve poderá contribuir para a formalização destes núcleos de opiniões.

O IEF quer promover um evento sobre a escalada em UCs no mês de novembro.

Seria um momento oportuno para que o maior número de pessoas possível declare seu interesse em subir nas pedras. Demonstrando a enorme demanda social que os órgãos gestores precisam atender.

Leandro Reis