A fruta é rica em ferro, cálcio, fibra e vitaminas, além de ser excelente opção refrescante para quem não quer perder peso e precisa repor o que gastou nos treinos durante o verão

Refrescante e saboroso, o açaí é uma ótima opção para os praticantes de atividades físicas reporem as energias gastas durante os treinos no calor. Rica em vitaminas, minerais e fibras, a fruta originária da região Norte há tempos virou mania nos quatro cantos do Brasil, e, devido ao seu grande valor enérgico e nutricional, traz grandes benefícios para os atletas.

O alimento possui elevada quantidade de vitamina E, por isso, é um antioxidante natural, alta concentração de fibras solúveis e insolúveis, que são fundamentais para manter o bom funcionamento intestinal, a glicemia e a saciedade, é rico em proteínas, em gorduras mono e poliinsaturadas, cálcio, magnésio, ferro, vitaminas B1, B2 e C e potássio, importante para o equilíbrio hídrico e a diminuição de cãibras.

“Pelo conteúdo energético, o açaí é muito indicado aos praticantes de atividade física. Ele possui grande a quantidade de lipídeos “bons”, altamente energéticos, e proteínas, responsáveis pela regeneração muscular”, explicou a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. “O consumo moderado diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pois os ácidos graxos insaturados e compostos antioxidantes ajudam a impedir o depósito de gordura nas artérias”, completou Cibele Crispim, nutricionista do RG Nutri.

Por ser um antioxidante natural, o açaí combate os radicais livres produzidos durante a prática de exercícios físicos, que são substâncias altamente reativas e ocasionam o envelhecimento das células e geram a fadiga e as dores musculares.

“É importante os atletas ingerirem alimentos fontes de antioxidantes naturais, como é o caso do açaí. As frutas em geral são ricas em antioxidantes e também minerais, mas cada uma delas possui maior quantidade de um nutriente e menor de outro, por isso, é sempre interessante variar as frutas consumidas”, explicou Cibele.

Alerta
Apesar de trazer grandes benefícios para a saúde e não existir nenhuma restrição quanto à freqüência de seu consumo, é preciso ficar atento, pois o açaí é altamente energético – cada 100 g possui 490 kcal – e o seu excesso, como qualquer outro alimento, pode engordar.

“Deve-se tomar cuidado com as combinações e quantidades. Em vez de consumi-lo com banana, granola, mel, suco de laranja ou guaraná, que aumentam ainda mais seu teor calórico, pode-se tomar só o suco, combinar com água de coco ou com mais uma fruta, como maçã e morango, até para aumentar a quantidade de carboidratos.

Devido ao alto teor de gorduras e calorias, o indicado é sempre consumir o açaí após as atividades físicas, pois, se isto for feito antes dos treinos, além do esforço físico gerado pelo exercício, o organismo também terá o trabalho para realizar a digestão.

Fonte : http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=3284&idCanal=3&stCanal=Nutri%E7%E3o