O terceiro, e último dia do Festival de Fimes de Montanha do Rio de Janeiro teve gratas surpresas na premiação. Arrisco até a dizer que não foram poucas as surpresas. Porém todas foram justas.

Uma das surpresas foi a inclusão, além do "Troféu Corcovado", de uma quantia em dinheiro, disponibilizada pelos patrocinadores e co-pattrocinadores. Um grande incentivo para as próximas edições do evento, que pode contribuir, e muito, para uma maior sofisticação dos trabalhos apresentados.

Acho até desnecessário dizer que a organização do evento foi exemplar, e , mesmo não sendo perfeita, foi realizado um evento que a cada ano se consolida como o melhor de sua espécie, e pode até ser considerado o evento que marca o "Encerramento de Temporada" já que se iniciam um período chuvoso em todo o país.

O evento é realizado somente no Rio de Janeiro, e visitando a cidade fica evidente o motivo. A cidade, além de ser maravilhosa (fato incontestável) respira-se escalada a todo momento. Tendo em dias ensolarados e quentes como sábado, pela região conhecida como Urca ter muitos escaladores em número impressionante curtindo esportes de montanha, seja ele escalada ou trilhas.

Os vencedores foram

Melhor fotografia - "Entre Montanhas e Muriquis"
Melhor Diretor - "Com a Macaca"
Melhor trilha sonora - "Rumo ao nordeste"
Melhor filme - "Ciclos"
Melhor filme pelo público - "Ciclos"

Sessão 19h -

"Com a macaca"

O filme retrata de maneira bem simples e eficiente a realidade da escalada esportiva capixaba. No curta é mostrado os principais escaladores do estado, e como tem enfrentado as dificuldades e adversidades nas falésias locais. Recheado de diálogos e depoimentos bem humorados e descontraídos abocanhou o título de melhor direção com inteira justiça. Apenas tinha como "desvantagem" não ter sido rodado em uma câmera que produzisse maior qualidade de vídeo para a platéia. Mas em nada prejudicou a qualidade do filme mostrado, que, ao meu ver, era um dos grandes candidatos ao título da escolha do público.

"Lookout : temporada de neve"

Neste curta mostra a paixão e dedicação de praticantes de snowboard para aproveitar a temporada de neve nos Estados Unidos. Com imagens alegres, situações de grandes "roubadas" e diálogos muito bem humorados, os produtores conseguiram realizar um filme que fez com que quem assistisse tivesse a sensassão de também estar participando da viagem.

Com os depoimentos bem descontraídos , é possível também traçar o perfil e "life style" de todos os participantes.

A produção muito sofisticada, com trilha sonora cuidadosamente escolhida fez com que o público se divertisse com as imagens impressionantes e muito bem realizadas das manobras de snowboard. Filme este que é muito sedutor a quem tem o desejo de ir praticar o snowboard, um excelente comercial para a modalidade.

"Aventura no Turismo"

Na minha opinião o melhor filme do festival. O filme relata de maneira cotundente, com imagens fortes e impactantes o perigo de existir pessoas inaptas para a prática de instrução de escalada, rapel e turismo de aventura.

Ainda os produtores atentaram para a necessidade da conscientização da população e dos exploradores de turismo de aventura. Este filme, na minha opinião deveria ser obrigatório para ser exibido em toda e qualquer feira de turismo, ou até mesmo pelas escolas do país afora.

O filme é um alerta muito importante, e que deve ser sim discutido pela comunidade escaladora e entidades de turismo.

"Paredes de Minas - Cânion de Furnas"

Mais um filme da já conhecida produtora "Casca Grossa", e, na minha opinião, foi o melhor de todos exibidos no festival. Com muita habilidade os produtores mostraram a escalada em Furnas, com imagens de mergulho e pesca pelo local.

Mostraram a abertura de uma via, e a tentativa de se realizar um "Deep Water Solo" pelos paredões do Canion. O resultado foi imagens muito bonitas, e impressionantes também. Com a mesma habilidade de sempre conseguiram fazer a platéia ter vontade de ir ao local e conhecer.

Sessão 21h

"The Red Helmet"

O filme, que parecia muito mais um comercial de equipamentos de esportes de aventura, retrata um rapaz que encontra um capacete e com ele começa a se imaginar fazendo vários esportes de aventura como escalada, kaiak e voo livre. O filme é curto, mas contém imagens bonitas e bem filmadas dos esportes. Vídeo altamente recomendado para ser exibido em bares temáticos de esportes.

"The cable car"

O filme é na verdade uma animação que retrata um personagem que arruma tudo à sua volta com fita adesiva. Em uma subida por teleférico vai remendando tudo que está desabando com sua fita adesiva mágica. A qualidade da animação é excelente, com várias técnicas avançadas e de difíceis realizações, porém não chega a ser um filme propriamente de montanha. Um pequeno curta como o "Uruca", no ano passado era o mais indicado a ser exibido.

"99 days on the ice"

De longe, o melhor filme exibido no festival. O filme retrata a aventura de um casal que se aventurou a ir até a sibéria e cruzar o pólo norte até o Canadá. Uma aventura que levaria cerca de 99 dias. Durante o filme é relatado toda a logistica e dificuldade de se cruzar um lugar tão inóspito. Durante a caminhada, até enfrentar um urso das neves tiveram de fazer, com imagens de tirar o fôlego.

Durante o filme também mostra como o gelo do Pólo Norte está derrentendo, e que em momentos acontece fatos bizarros como por exemplo começar a chover, porque a temperatura está em torno de 5ºC. temperatura esta que não congela nada, o que evidencia o aquecimento global de maneira cristalina.

Os personagens do filme não puderam terminar a jornada por não haver mais gelo para se atravessar, estva agora tudo em forma de oceano. Resumindo : derreteu tudo! Com imagens impressionates da parte derretida, fica um alerta em forma cristalina de que é apenas questão de tempo para que o gelo desapareça caso a poluição continue como está.

"Latitudes"

O filme , em formato de "videoclipe" ilustra uma competição de mountain bikers com manobras altamente plásticas e de encher os olhos de quem aprecia a modalidade. Todas as manobras de grande dificuldade que faziam parte de um campeonato que não foi mostrado qual era.

Também é um ótimo vídeo para ser mostrado em restaurantes e bares temáticos de esportes.

"The Sharp end - base solo"

O filme, que pode ser assistido em DVD desde o ano passado, mostra escaladores que buscam o extremo em solos com alturas impressionates e desafios de gelar a espinha como o do escalador Dean Potter que tenta solar uma via com um paraquedas de "base jump". Apesar de ter sido muito discutido de que o escalador não estava solando por estar usando equipamento de segurança, o que descaracteriza um "solo".

Há inda imagens impressionantes de base jump que são filmados de maneiras impressionantes e de tirar o fôlego de quem assiste. Um dos filmes obrigatórios de quem aprecia a modalidade.