Recebi algumas mensagens via blog, alguns por e-mail, e outros até mesmo por telefone sobre o assunto.

Como muita coisa que tenta inventar, algumas pessoas não entendem bem, ou se recusam a entender.

Pois bem, aqui vão alguns esclarecimentos que deveria ser bem claros até pelo que escrevi :

1 - Para quem tem problemas com pontuação gráfica e interpretação de textos, afirmo diretamente que é evidente no meu texto(só precisa ler) que não afirma em momento algum que houve, ou era praticado MARMELADA em competições de escalada.

Basta ler o texto para ver que ao meu entender um dos grande pontos fracos de uma organização é dar credibilidade a todo e qualquer resultado obtido. De qualquer esporte. para não ir muito longe e ficar na escalada, basta ler a polêmica a qual foi levantada no último brasileiro de escalada.

Como, por exemplo, o uso de um sistema de informação para quem estivesse interessado em acompanhar ou participar. Que e´objetivo da ferramenta

2 - Não está escrito, nem declarei que é um projeto concumitante com qualquer feredação. OU Confederação. Está escrito no texto, que baste ter capacidade de ler, para saber que é um projeto pessoal feito para a comunidade. É uma maneira de utilizar as minhas capacidades técnicas em prol do esporte que eu gosto e pratico. Não faço parte de nenhuma associação, e tomei a decisão por diversas vezes receber respostas obtusas(quando obtia) sobre desenvolver algo sobre o tema.

O sistema usa quem quer. Algumas pessoas ligadas à federações do Brasil se interessaram em colaborar. Assim como existem serviços "públicos" para a escalada como o http://www.8a.nu e milhares de blogs (como este) que visam informar.

3 - Que é fato publicar resultados com certo atraso, isso é fato. Até pela maneira de que é feito o sistema. Por demora entenda 2 a 3 dias a ser disponibilizado pela internet. Eu como mantenedor deste blog sabia de resultado pelo "boca a boca", e nunca conseguia acessar o resultado oficial. TODO o resultado.

Quando o rsultado publicado a todos , com raras exceções, não são publicados no MESMO dia da realização. Por resultado entenda TODOS os participantes.(primeiro ao último)

Para os atletas participantes e para o público (a quem se interessa os patrocinadores) a espera de 30 minutos para esperar sair o resultado chega a ser estranho não ser considerado demora. Aconselho a qualquer um ir a um restaurante e esperar por este tempo se volta ao mesmo local.

Rapidez e agilidade em divulgação de resultados é fundamental para que as horas de duração de um campeonato sejam cumpridas. Campeonatos devem tratar bem os atletas e ser atrativo ao público, com informação.

4 - O sistema está sendo desenvolvido por pessoas em sua maioria no Brasil e tem todo e qualquer direito de ter o adjetivo "Brasileiro" no nome. Ninguém é "dono" do adjetivo em qualquer produto que seja para ajudar pessoas. Há muitos outros sistemas , empresas, websites e etc com o adjetivo "Brasileiro" no nome.

Caso as "autoridades" (e os corneteiros) não querem qualquer serviço que exista, mas necessite, que desenvolva o seu próprio e que o faça (e chame) da maneira que bem entender. Se não foi criado até o momento que justifique para a comunidade a qual tem o objetivo de representar e prestar serviços os motivos de tamanho atraso.

5 - O sistema ainda está em fase de amadurecimento, mas TODO E QUALQUER ginásio pode utilizar o sistema para que seja apra ajuda-lo. O serviço não será pago, e não tem o ituito de ganhar dinheiro com isso. Pessoalmente acredito que viver de escalada é um sonho tal qual quanto habitarmos o planeta de Marte. possível, mas não para mim.

O sistema será disponibilizado na internet e quem não se interessar, por qualquer que seja o motivo, não acesse o site.

6 - O sistema estará na Internet para quem quiser utilizá-lo. Sendo assim as Federações, Ginásios, Clubes e etc. O sistema tem como objetivo principal ajudar a organizar campeonatos.
Assim como serviços como Orkut, Facebook, Google, GoogleMaps, EscaladaBrasil, AltaMontanha, RockClimbing, YouTube e etc, que são gratuitos e voltados a tornar a vida na internet mais ágil o "Sistema Brasileiro de Organização de Campeonatos de Escalada" também foi criado para este fim.

Aproveito e refaço o pedido para que os interessados a utilizar o sistema que entrem em contato comigo dando suas sugestões e pedidos para que quando disponibilizado possa ser mais uma ferramenta da comunidade.

O sistema será para a comunidade escaladadora. Tanto do Brasil como de qualquer outro país que se interessar por alguma otura versão customizada para a sua realidade (Como a Argentina já o fez).