Fernando Leal, Eliseu Frechou e Marcio Bruno de Oliveira se preparam para mais um desafio no início de 2010: escalar o Monte Roraima. Um dos pontos culminantes do Brasil, com 2.875m de altitude, o grupo parte para sua segunda tentativa de subida, com todos os equipamentos em ordem e outro plano, diferente do realizado em 2008.

Há cerca de um ano, o trio tentou abrir uma nova via na face brasileira do Monte Roraima, que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira e do governo do Estado de Roraima. Mas, pela falta de tempo de abrir a rota no meio da mata até a base da montanha fez a equipe retornar e estudar uma nova forma de chegar ao cume. Somente um grupo, formado por Luiz Makoto Ishibe, Hugo Armelin e o polonês Michel Bogdanowicz conseguiram abrir uma via nesta face brasileira, em 1991.

Para a expedição, que deve durar entre 10 e 12 dias, sendo cerca de 9 deles na montanha, Fernando, Eliseu e Marcio pretendem atacar a montanha pela Guiana, com ajuda de um helicóptero para chegar o mais próximo possível da montanha e iniciar a escalada e caminhada.

Material - O trio levará para a viagem cerca de 150 quilos de equipamentos de escalada e sobrevivência, suficiente para dez dias na montanha. Estes serão levados para a montanha por meio de sacos de arrasto e sistemas de polias. São aproximadamente 1.000 itens que os escaladores utilizarão, entre eles 200 metros de cordas e 150 mosquetões.

Na lista, houve a inclusão de uma furadeira, para auxiliar a instalação dos grampos na rocha e fazer com que o trio poupe tempo. Para a alimentação, os brasileiros apostam na comida liofilizada para ocupar menos espaço e peso na bagagem.



Fonte : http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/27187