Este ano houve uma verdadeira chuva de vídeos de escalada. Tanto em DVD, como em publicações na íntegra de vídeos. Os já clássicos "Com a macaca" e "O dia Santo" comprovam a tendência de que, se no Brasil é inviável vender DVD´s de escalada, a publicação para a visualização já é outro assunto.

Há ainda a opção de download, alguns gratuitos como o primeiro filme goiano de escalada o fez, outros pagos, que parece ser a tendência dos filmes dos EUA e Europa. Pagando um preço razoável, a uma qualidade de vídeo ótima, pode-se baixar e visualizar no computador com todos os amigos.

Uma característica muito tradicional de vídeos de escalada a dois anos, vem mudando. A escolha das músicas.

Com os Europeus produzindo mais filmes, vê-se que o lado mais artísitico dos produtores de lá. E com isso uma mudança que , a mim particularmente, me agrada muito, a adoção de músicas não somente eletrônicas.

Não sou exatamente adorador dos "poperôs" mega-tecno que inundam as academias do Brasil, e que sobram nos filmes da produtora Big Up. Mas até mesmo esta já começou a adotar outras músicas e estilos.

Em particular, a adoção de música clássica, e da câmera de movimento lento estão colocando outro patamar na qualidade de vídeos de escalada, como o publicado abaixo. Assim como faz com os filmes produzidos por lá, os de escalada seguem a mesma linha, que é procurar mais um estado de arte.

O vídeo abaixo é uma verdadeira aula, e exemplo de como usar música instrumental erudita com câmera lenta e closes simples.

Auguri....(in beta) from Andrea Tosi on Vimeo.