Mais importante às vezes do que um fato, é a versão de que se conta a respeito do acontecimento. A partir daí a boataria se espalha seguindo uma "leve" aumentadinha quando passa de boca em boca.

Para acabar com todo, e qualquer um, boato a respeito do prêmio mais importante dos esportes de aventura do Brasil, o prêmio Outsiders conferido pela revista GoOutside, procurei pessoalmente os editores da revista que gentilmente responderam as já tradicionais 10 perguntas a respeito de algum tema. Fiz questão de perguntar tudo o que se especula do prêmio e da revista para que não haja dúvidas.

Gostaria de agradecer muito à editora Andrea Estevam por ter destinado um tempinho de seu dia muito corrido, concorrido, e estressante para responder as perguntas com paciência e educação típicos de quem trabalha na redação de uma revista importante.

1 - Até antes do lançamento da revista não havia premiação para os atletas e destaques do mundo "Outdoor", hoje existe o prêmio Outsiders. Qual é o critério da eleição para cada atleta e cada categoria?

A escolha dos 10 Outsiders principais é feita pela redação. Escolhemos 10 atletas que tenham se destacado ao longo daquele ano (janeiro a dezembro), buscando contemplar todas as diferentes modalidades que fazem parte da revista. Ou seja, costumamos ter um(a) Outsider do surf, um da escalada, um da bike, um da corrida, e assim por diante.

Isso não impede que haja mais de um atleta de uma mesma modalidade num certo, como aconteceu em 2009 com a ultramaratona (Cristina de Carvalho e Marco Farinazzo). Em 2009 estreamos também a Escolha do Leitor: todo mundo podia sugerir um nome, por meio do nosso site. Além dos 10 Outsiders "principais", temos a liberdade de criar prêmios extras. Fizemos isso com as equipes de rafting de São Luis do Paraitinga, e com a homenagem póstuma a Luis Antonio Barbosa.


2 - Este ano houve participação do público, houve grande volume de participação?

Foi um sucesso, tivemos mais de mil votos. A mergulhadora Karol Meyer foi escolhida com quase 30% dos votos. O escalador Maximo Kausch também teve muitos votos (20%). Deu pra perceber que as comunidades estavam se mobilizando para eleger seus ateltas, o que foi muito bacana.


3 - Houve algum peso diferenciado para público x crítica como existe em eleições de Reitores de Faculdades (cada voto de funcionário tem peso 3 e aluno 1)?

Não. Definimos os nomes dos Outsiders escolhidos pela redação e depois abrimos a votação na internet. Os Outsiders que escolhemos receberam muitos votos também, mas eles já eram Outsiders, então esses votos foram desconsiderados.


4 - Para as futuras premiações haverão categorias fixas e determinadas assim como os candidatos a serem eleitos?

Estamos pensando em "fechar" mais a Escolha do Leitor, dando uma lista de cinco nomes para serem votados. Não haverá categorias fixas nos Outsiders escolhidos pela redação, porque acho que cada ano é diferente do outro.

Se num ano a escalada brasileira "bombar", temos que ter a liberdade de eleger mais de um atleta dessa modalidade

5 - Do Prêmio Outsiders, a revista acompanha também o retorno do que significou para os premiados?

O retorno que temos dos atletas é muito, muito bom. Todos eles conseguiram muita visibilidade e abriram portas para viabilizar seus projetos.

6 - Além das edições especiais da premiação Outsiders e guia de equipamentos, há outras edição especial periódica sendo planejada? Qual?

Temos os Outsiders em março, o Guia de Equipamentos em setembro e o Guia de Bikes em dezembro. Tradicionalmente, nossa edição de aniversário, em junho, enfoca treinamento.

7 - O website da revista GoOutside ainda não tem a mesma dinamicidade da revista Outside dos EUA. Há algum planejamento para que se equipare a ele, ou ainda está muito longe as duas realidades.

Estamos preparando um novo site, que será o melhor dos esportes outdoor. Ele entrará no ar ainda no primeiro semestre.

8 - Como a iminente escolha de alguns esportes de aventura para serem olímpicos haverá um detaque mais frequente destes esportes?

Sim, se forem esportes ao ar livre. Acho que é natural: ao se tornarem olímpicos, esses esportes ganham força e relevância, e passam a gerar mais notícias.

9 - Houve uma reportagem de grande sucesso que foi sobre um "crossover" de esportes, como esaladores de academia e campeonatos escalarem paredões emvias em móvel, nadadores em kite surfing e etc. Haverá outras neste estilo?

Nada planejado. Mas quem sabe?

10 - O ano de 2009 foi marcado pela "crise mundial", em que aspecto a Revista GoOutside sentiu os efeitos desta crise?

Claro, todo mundo que tem algum grau de relacionamento com o mercado
publicitário sentiu. Mas saímos dela mais fortes.