Não sou uma enciclopédia em termos de escalada para saber todos os dados. Porém sei de antemão que não deva existir muitas garotas que encadenam boulders de graduação V8. Sei que existem várias pelo país afora, mas a quantidade é bem restrita.

Na cidade de São Paulo, onde a escalada anda fora de moda (causando fechamento de academias e lojas) estão surgindo marcaas interessantes na escalada. Masculina é indiscutível, pois 3 dos escaladores mais fortes da história do país estão aqui. Porém, um dos grandes destaques femininos é a paulistana Andreia Rissi.

Este último fim de semana a escaladora encadenou um boulder de graduação V8, e promete muito mais para este ano. Pude ter a oportunidade de conversar com ela, que gentilmente cedeu uma entrevista exclusiva ao blog

1 - Você acabou de encadenar um V8. Qual foi o boulder e qual o local.

O Boulder foi "cabelo liso" lá no bloco do Bigode em São Bento do Sapucaí.

2 - Há planos de colocar outros V8´s na sua lista, ou já tem algum V9/V10 engatilhado?

Já no mesmo dia comecei a trabalhar um V9. É do lado do V8 e ,lógico , agora quero encadenar mtos V7 ,V8, V9 e V10. estou com fome de boulders.. rsrsrs

3 - Para este ano, como andam os treinamentos para os campeoonatos.?

Venho treinando muito forte desde o ano passado para os boulders. Nos Finger-board, campus-board, leitura, estrategias, corrida e ,lógico, muitos e muitos boulders...

Estou bem focada e motivada.

Graças ao Cesinha, Paulo Gil e academia 90 graus que estão me apoiando e incentivando muito.

4 - Nestes treinamentos há acompanhamento de algum técnico, mentor ou está fazendo tudo por conta própria?

Sim, Cesinha e o Paulo estão me ajudando muito nos treinos Cesinha com a parte fisica e alimentação. O Paulo Gil com a parte psicologica..

5 - Hoje o seu objetivo na escalada é estabelecer uma nova marca feminina em boulder?

Meu sonho é mostrar que aqui no Brasil também temos mulheres fortes nos boulders e que podemos "mandar" um boulder com uma graduação alta como a Lisa Rands e a Alex Puccio que eu tanto admiro.

Basta ter foco disciplina e treinar.

6 - A partir deste ano em SP ficou muito difícil treinar escalada em São Paulo, como você vê esta dificuldade?

Bom para mim não vejo dificuldade nenhuma pois tenho tudo que preciso na 90 graus para evoluir nos boulders.

Porém o que eu acho que realmente dificulta a nossa evolução aqui no Brasil é a falta de campeonatos e patrocinios.

7 - Durante muito tempo você não visitava a cidade de São Bento do Sapucaí, hoje é visitante constante. Isso fez a diferença na sua escalada e equilíbrio?

Senti uma diferença enorme apos começar a frequentar todos os finais de semana em São Bento do Sapucaí. Antes eu era "rata de ginasio". Como eu mesma me chamava.

Mas conversando muito com o Cesinha ,Ligeiro ,Felipinho e Bele que me mostraram que a rocha é fundamental para a minha evolução na escalada, principalmente para os campeonatos que é o meu foco principal.

Agora estão vindo os resultados.

8 - Hoje acredita-se que não há muitas garotas que encadenam V11 (se eu estiver errado me corrija) no Brasil, você pretende ser uma destas em curto prazo?

No Brasil nao existe!

Mas eu quero ser uma delas sim! porque nao? rsrsrs Eu estou treinando forte para isso...

9 - Você possui alguma meta e objetivo a cumprir este ano? Rocha e Campeonatos?

A Minha meta para esse ano na rocha é mandar um V10 e nos campeonatos é representar muito bem o Brasil nos boulders. Vou agora para o panamericano no Equador e se o meu "tiotrocinio" permitir rsrsrs

Pretendo ir em Agosto para um campeonato da Mammut nos EUA e , logico, participar de todos que tiverem aqui no Brasil.

Mas só na categoria de boulder que é o meu foco e a modalidade de escalada que amo rsrsrs.