Não sou muito simpatizante das famosas "decotadas" de vias e boulders.

Acho que existe muita gente forte, que às vezes exagera no "rebaixamento" de vias.

Um bom exemplo são vias que passam ANOS com um certo grau, são feitos guias, reedições dos guias, e todos com o grau que foi concebido pelo consenço.

Aí chega um dia que por algum motivo, os escaladores mais ativos do momento (momento posterior ao concenso do grau da via) fazem um pacto de decotar uma via de grau já sacramentado. Claro que se alguém escala mais de 100 vezes a mesma via, o grau deixa de fazer sentido. Uma prática com requintes de crueldade e bem comum.

A conversa sobre o tema é longa, e inútil. Não levará ninguém a lugar nenhum. Eu como profissional da área de exatas penso que deva ser respeitado parâmetros e graus estabelecidos. Outros com certeza podem pensar novamente.

Ao que parece, o escalador Daniel Woods, andou passeando em São Bento do Sapucaí e, escalou aquele que é considerado o primeiro V14 do Brasil. O boulder já foi repetido por pelo menos 3 escaladores Brasileiros (Na ordem : Pardal, Belê e Felipinho).

Pois bem, para acabar o texto logo, o Escalador Daniel Woods foi e no melhor estilo "Vini, Vici , Vinci" encadenou o boulder e em pouquíssimas tentativas, o encadenou.

Proposta do gringo? V13 "soft".

Cabe a quem quiser conferir se o garoto exagerou na decotagem.

Fonte : http://www.b3bouldering.com/2010/06/21/v14-in-brazil-2/