O ano de 2010 começou de maneira péssima para quem gostava de treinar escalada com a máxima qualidade possível. Em janeiro de 2010 a mais bem equipada academia de escalada do Brasil, a unidade Casa de Pedra do bairro da Chácara Santo Antônio (conhecida por Unidade Morumbi) fechou as portas. E até o momento somente uma forte torrente de pedidos com a administração do ginásio (que preferiu deixar apenas a filial aberta na zona Oeste aproximadamente 18 km da matriz fechada) não irá mudar de panorama.

Muitos escaladores com isso ficaram órfãos de um local de qualidade de uma grande metrópole de 10 milhões de habitantes para que pudesse treinar. Para praticamente 80% das pessoas que frenquentavam o lugar, lá era praticamente a segunda casa de muitos. Para outros frequentadores, que moravam em locais de mais fácil acesso devido à proximidade de áreas empresariais, e a possibilidade de estacionamento gratuito (algo raro na cidade de São Paulo) fazia do local uma das academias referência na cidade de São Paulo.

Provavelmente quem não mora em São Paulo acha estranho que uma parte da cidade tendo duas academias (no caso a zona sul) porque não seria natural ir treinar na outra. A explicação é simples : somente a zona sul de São Paulo é maior do que qualquer cidade Brasileira (com exceção da própria São Paulo claro), por isso um lugar estar na mesma zona não é exatamente estar perto um do outro. Neste exemplo a distâncias entre as duas está em torno de 8km, ou 50min de carro (por conta do trânsito).

Ironicamente a cidade também está sem estádio para a Copa do Mundo do Brasil, e talvez nem sedie o jogo de abertura, o que demonstra o nanismo mental e moral de empresários com a cidade e a população.

Mas o assunto é escalada  e passado 6 meses, e sarada a pequena depressão com quem treinava com dedicação na unidade Casa de Pedra, há uma excelente notícia aos interessados.

O escalador Eduardo "Dudu" Levy utilizou em seu quintal o espaço para se montar um muro de escalada com proporções bem generosas, e de qualidade surpreendente. Dudu, que é uma pessoa de grande simpatia, também chama estes "órfãos" para treinar com ele quem desejar.

Depois de alguns contatos consegui conversar com o escalador que deu mais detalhes de seu cantinho particular de escalada.


1 - Como surgiu a idéia de se fazer um muro particular de escalada?  


Após fechar o ginásio em que escalei durante toda minha vida de escalada, nao estava muito empolgado em treinar em nenhum outro lugar.

 Fui passar um final de semana em São Bento com o Ca, meu irmão, e fiquei na casa do Belê, que havia acabado de terminar seu muro. Percebi que um muro nao muito grande é possivel escalar muito e é perfeito para treinar.
 Quando voltamos para São Paulo, mostrando as fotos para o Tico, meu outro irmão, ele começou a me perguntar se nao seria uma boa construirmos um muro em casa. Assim eles poderiam voltar a escalar também. Ai começou a ideia.

2 - Como foi o trabalho de convencer a família de deixar um muro de escalada ser construído?

Essa parte foi de longe a mais fácil. Meus pais adoraram a ideia de fazer algo em um lugar de casa que nao usamos muito. E agora, nao temos mais que ficar andando pelo transito insano de São Paulo e estamos passando muito mais tempo em casa.

3 - Como foi o processo de contrução do muro, houve etapas como na construão de uma casa ou foi na intuição?
O processo foi muito legal e pode ser dividido em algumas partes. A primeira foi fazer um desenho em um programa 3D, que por sinal o Tico mando muito bem.

Depois veio a parte de ver se a ideia seria possivel. Para isso mostrei o desenho para um engenheiro, por sinal pai de um amigo nosso, para ver o custo e se era possível realizar.

Ele ficou muito empolgado com o projeto e disse que seria possível e ele mesmo, junto com sua equipe, dariam uma ajuda.Como perguntamos a opinião de outras pessoas e estas falaram que nao seria possivel realizar o projeto, tiramos a duvida com nosso tio que é engenheiro civil.

Após dois engenheiros falarem que seria tranquilo fazer o que queríamos, começamos a construir. Essa fase de construção pensamos que iria demorar muito, mas graças a equipe que nos ajudou, em 25 dias o muro estava pronto.
E no momento estamos na fase final, fazendo a cobertura, ja que a ideia é escalar faça chuva ou faça sol. 

4 - Como foi a aquisição das agarras do muro? 
Assim que começamos a desenhar o muro, o Belê ja nos colocou em contato com o Leo, das agarras Gringa. Para mim, são as melhor agarras do Brasil e com certeza são "gringas" mesmo.

Depois de alguns dias negociando, chegamos a um acordo e começou a produção.
Elas chegaram junto com a finalização do muro, ainda bem.

5 - Quais são as dimensões do seu muro de escalada?

O muro tem 6,60 metros de largura e é divido em duas partes. Um lado negativo constante de 4,55 metros de altura e 3,30 metros de largura e o outro uma "onda" com 4,60 metros de altura e 3,30 metros de largura.

6 - Há algum planejamento para alguma apliação do seu muro?
Nós construimos ele de um jeito que é possível mais que duplicar a largura. Mas com certeza é algo que só vamos começar a pensar bem mais pra frente... 


7 - Foi filmando todo o processo para que pudesse virar um outro filme como o seu "O Dia Santo"?
A maioria da obra foi feita em dias de semana e a tarde. Nesse horário eu estou no trabalho, então não consegui muito material. Tenho algumas partes gravadas e outras fotografadas, mas bem pouco. Vou ver se faço um making off pelo menos. 
Mas nada comparado ao " O Dia Santo".


8 - Agora com o muro em casa como está a agenda de teinos?
No momento a motivação esta gigante, muito maior que imaginava. Quero escalar muito e sempre que conseguir, ir para rocha.

Queria agradecer a todos que nos ajudaram e aos que estão nos ajudando no momento. E quem for trocar de colchão e nao sabe o que fazer com o velho, é só avisar que retiramos no local! hahaha.

Para quem quiser acompanhar o dia a dia de escalada no muro e quem sabe algum evento futuro é só acessar twitter.com/carlosboulder