Morar perto de rochas que se possa escalar, e não ter a exigência de viajar sempre (o que impacta no orçamento de quem precisa trabalhar para ganhar o dinheiro) é o sonho de muitos.

Há cidades que são abençoadas por Deus como Boulder, na cidade do Colorado, A própria cidade e estado) do Rio de Janeiro, Itajubá-MG e Cidade do Cabo.

Há também cidades que a proximidade com rocha(e vias) de qualidade as torna muito atraentes para quem escala como Curitiba-PR, Belo Horizonte-MG e , claro, São José dos Campos-SP.

A cidade de São José dos Campos possui proximidade a Itajubá-MG, Ubatuba-SP, São Bento do Sapucaí-SP, e Pindaminhangaba-SP. Tudo em um raio de aproximadamente 120km.

Na cidade de Pindamonhangaba foi divulgada recente a conquista de um local de escalada que parece ser MUITO interessante.

O local se chama "Falésia Paraíso", fica no município de Pindamonhangaba-SP e foram conquistadas diversas vias pelos escaladores :

Inácio – email: inacio.bianchi@gmail.com

Paulo – email: paulo@kte.com.br

Cláudio – email: cucamed@gmail.com

Ricardo Reis – email: ricardo@utilizi.com.br

Carlos – email: carlos.a.camilo@terra.com.br

Pelas fotos divulgadas no blog ( http://falesiaparaiso.blogspot.com/ ) há fotos e croquis que mostram.

Com esta onde de clima seco (Ou seja, nada de chuva) é uma época excelente para se visitar o local, e variar o cardápio das mesmas vias.

Em entrevista exclusiva a Eliseu Frechou, um dos pais do descobrimento do lugar falou mais sobre o lugar, dando detalhes importantíssimos : http://espnbrasil.terra.com.br/eliseufrechou/post/132903_FALESIA+PARAISO+NOVO+POINT+DE+ESCALADA+NO+VALE+DO+PARAIBA