Quem está procurando melhorar a perfonrmance na escalada, um das melhores fontes de informação são os livros.

Há no mercado (americano principalmente) vários livros de treinamento e preparação para escalada. Porém muitos poucos abordam a questão psicológica do esporte.

Resumindo bem, o "medo de cair" aflinge a todos. Há escaladores mais valentes, e outros nem tanto. Tudo depende da personalidade, experiência e preparo físico. Um escalador menos "medroso" não o faz necessariamente melhor que outro.

Um livro que li, e considero obrigatório para todo e qualquer escalador é o do autor americano Arno Ilgner, "Rock Warrior´s Way - Mental Training for Climbers". Um livro totalmente dedicado a treinar toda e qualquer pessoa a escalar melhor e com mais prazer.

Ilgner acaba de lançar um outro livro, também sobre treinamento de escalada, e com um conteúdo também atrativo. Com uma abordagem mais "light" e baseada em "pílulas de sabedoria", dá aquela força mental que talvez estaja faltando para uma escalada mais fluida.

O Autor concedeu uma entrevista muito interessante (em inglês) para o site da revista "Alpinist".

Para ler a entrevista (repito, está em inglês) acesse : http://www.alpinist.com/doc/web10x/wfeature-arno-ilgner-fear-climbing

Há ainda uma edição em espanhol de seu livro, que pode ser comprada no site da revista espanhola Desnivel.