Muito provavelmente 100% dos escaladores concordam que o esporte necessita de mais mulheres escalando. Falo da minha parte que quanto mais mulheres escalando (escalando de verdade diga-se!!) mais o esporte evoluiria.

Contudo do conjunto das "Marias Sapatilhas" da vida, daquelas que vão somente para "pegar" x, ou y, as que adoram fazer "barraco" via internet, ou até mesmo politiqueiras que se travestem de escaladores. Estas a escalada não precisa. Nem a escalada ou qualquer sociedade do planeta.

Para incentivar o público feminino a abraçar o esporte o site revista "iTodas", em compilação da revista Vitta, destacou a escalada como esporte completo no dia de hoje.

Que as mulheres que tem a escalada no sangue abracem o esporte após ler a reportagem.

Confira a reportagem abaixo :

Por Maria Alice Rangel
Fonte: Revista Vitta, ed. 8


Concentração.

Essa é a palavra de ouro para quem pratica a escalada esportiva, que pode ser feita em academias, chamada de indoor, e na própria rocha. Iniciantes costumam escolher a estrutura dos ginásios para aprender os primeiros passos.

A modalidade exige técnica, equilíbrio, elasticidade, resistência, força e, ainda, atenção total do atleta.

"Escalar é saber 'andar na parede' e, assim como uma criança aprende a andar, o novato deve simplesmente escalar vias de graduação fácil e seguir frente aos trancos e barrancos", explica Alexandre Silva, que já escalou rochas de diversas partes do mundo e hoje é proprietário da academia Casa de Pedra (SP).

Paulo Gil, proprietário da academia 90º (SP), lembra que é sempre o escalador que decide qual será o grau de dificuldade de sua escalada.

"É uma atividade que exige muita maturidade e responsabilidade", ressalta.

Boa parte do sucesso na escalada vem do domínio correto dos movimentos. Por exemplo, é melhor não concentrar toda a força nos braços e equilibrar o movimento com o impulso dos pés.

Segurança em primeiro lugar

Um passo em falso ou uma desatenção com o aparato de segurança pode significar um acidente. "Na escalada indoor, toda a estrutura de paredes e proteções foi construída pensando na segurança", conta Silva.

Escalar sempre deve ser uma atividade supervisionada. A presença do instrutor garante que o aluno não vai esquecer nenhum equipamento de segurança e que vai aprimorar sua técnica.


Contato com a natureza



A escalada em rocha é ideal para quem quer se exercitar e entrar em contato com a natureza ao mesmo tempo.

Contudo, como qualquer atividade realizada ao ar livre, a escalada é vulnerável ao clima e às forças naturais.

Mudanças climáticas como o vento, o frio e o calor, unidos a alturas maiores do que as encontradas num ginásio e aos ruídos do ambiente externo, mudam a maneira que o escalador se comporta. "Seu psicológico é completamente diferente", explica Alexandre Silva.

A escalada em rocha exige mais concentração, mas também proporciona maior adrenalina. Ele compara a escalada indoor e em rocha ao mergulho:

"No curso de mergulho, ninguém vai te ensinar a nadar, você vai aprender a usar os equipamentos e a realizar os procedimentos de segurança. No curso de escalada em rocha é a mesma coisa. O professor não vai te ensinar a escalar, mas vai te mostrar o uso correto dos equipamentos e dos procedimentos de segurança".

Equipe-se para a escalada

Os equipamentos de segurança são obrigatórios para uma escalada responsável e saudável.

Capacete: costuma ser leve e forrado por espuma. Evita que pedaços de rocha caiam na sua cabeça e também protege o escalador em uma possível queda.

Cadeirinha: espécie de cadeira feita de fitas de nylon. Distribui a tensão que o peso do corpo gera na cintura e na virilha.

Cordas: utiliza-se geralmente as de fibras sintéticas, como o nylon, por serem mais resistentes e elásticas.

Mosquetões: são elos de duralumínio ou aço usados no encaixe de outros equipamentos como as cordas e a cadeirinha.

Sapatilhas: têm o formato ideal para proporcionar maior equilíbrio e segurança.

Pó de magnésio: é esfregado na mão e aumenta o atrito com a parede ou a rocha, evitando escorregões, comuns quando o corpo começa a suar.

Indoor ou na rocha?

Na teoria, o esporte é o mesmo, mas escalar na academia e na rocha são duas coisas bem diferentes.

Qual é mais a sua cara?

Indoor

- As paredes são projetadas pensando não apenas nos obstáculos da escalada, mas também na segurançada pessoa.

- O ambiente fechado e climatizado não oferece obstáculos para a escalada.

- 30 minutos da atividade queimam aproximadamente 380 calorias.

- Os equipamentos necessários são a cadeirinha, sapatilhas, um saco para magnésio, o mosquetão e a corda.

- As roupas devem ser leves e confortáveis, para garantir maior flexibilidade.

- Exige bastante concentração, mas também proporciona adrenalina e bem-estar.

Em rocha

- As distâncias são maiores, o que pode aumentar a possibilidade de quedas.

- O vento, o frio e o calor excessivo oferecem novos desafios.

- As calorias gastas costumam ser as mesmas, a não ser quando faz muito frio e o corpo também precisa queimá-las para se aquecer.

- Além dos equipamentos utilizados na escalada indoor, também são necessários fitas, costuras, equipamentos de proteção móvel e mosquetões extras.

- Na rocha, as roupas também devem ser leves e confortáveis, mas, muitas vezes, elas também devem garantir proteção contra o sol e o frio. O mais indicado é uma capa leve e impermeável chamada anorak.

- Maior concentração e adrenalina, já que a pessoa deve levar em conta o clima e a geografia.



Fonte : http://itodas.uol.com.br/bem-estar/escalada-adrenalina-e-boa-forma-20958.html