O trailer do filme brasileiro "Caminho Teixeira" foi liberado para sua visualização na internet via site de vídeos Vimeo.

O filme, de curta duração (13 min) conta a trajetória dos conquistadores do "Dedo de Deus", e é considerado como o início do montanhismo no Brasil.

O filme foi exibido para o público no Festival de Filmes de Montanha de 2009.

O filme Caminho Teixeira, da 9d Produções, foi realizado com o objetivo de mostrar ao grande público a conquista histórica Dedo de Deus.

Sobretudo, do montanhismo brasileiro.

O curta-metragem (com 13’30’’) é uma retrospectiva desse feito que aconteceu em abril de 1912. Além divulgar essa conquista ao grande público, buscamos também, fazer um filme completo, onde tivemos o cuidado de buscar escaladores parecidos com os conquistadores, fazer o figurino conforme foi utilizado na época, confeccionar o grampo que o Teixeira idealizou para a conquista e convocar uma equipe de profissionais para cada etapa do filme.

Fizemos até uma réplica da Magnólia Silvestre que existia no cume do Dedo de Deus. Coisas do passado.

Agora com o DVD pronto, vamos distribuí-lo principalmente na rede pública de ensino de Teresópolis, e inscrevê-lo em festivais nacionais de curta-metragem e festivais internacionais de filmes de montanha.

Título do filme: Caminho Teixeira
Estado: Rio de Janeiro
Ano de produção: 2009
Gênero: Ficção
Duração: 13'30''
Metragem: curta metragem
Formato de tela: 16:9
Formato gravação: Mini DV
Som: stéreo
Música: Brasileirinho, de João Teixeira Guimarães - João Pernambuco

Sinopse: Em abril de 1912, cinco jovens brasileiros resolvem subir o Dedo de Deus.

Os pioneiros mal sabiam o que era montanhismo, mas este fato não os impediu de levarem a pátria no pensamento e a bandeira do Brasil até o cume do grande monolito, que se transformou num símbolo do montanhismo nacional.



Acompanhe ao trailer do filme abaixo :

Caminho Teixeira from filmes de montanha on Vimeo.


(*) Como recebi a notícia da liberação do vídeo por newsletter do Vimeo, acabei acreditando em sua liberação pelo resumo do filme. Fui alertado por alguns leitores, e acabei tendo de editar o post. Peço desculpas pelo mal entendido. Foi a pressa de postar uma novidade.