O "Club Andino Bariloche" é um das organizações de escaladores mais importantes da Argentina. É ela que é responsável por negociar todo o acesso de montanhistas às montanhas.

É também o "Club Andino Bariloche" que foi prejudicado em negociações com os proprietários do Valle Encantado pela canalhice que um brasileiro derramou , propositalmente, um litro de solvente de tinta em um braço do Rio Limay. Após isso a relação com os escaladores interessados em escalar por lá "azedou". Péssimo para a comunidade escaladora, e péssimo para a imagem de escaladores brasileiros.

Atenta-se ao detalhe de que este mesmo meliante também voltou a poluir locais no Brasil, impunemente claro. Sempre com a condecendência e conivência de pessoas da comunidade escaladora brasileira.

O "Clube Andino Bariloche" publicou uma carta aberta à comunidade, via e-mail para o "access panam". Leia a tradução abaixo :

O Clube Andino Bariloche convida as instituições e vizinhos preocupados pela dificuldade ao aceso livre a picadas de montanhas e as costas dos rios e lagos da região assinarem a " DECLARAÇÃO POR O LIVRE ACESSO EM MONTANHAS, RIOS E LAGOS".

Representantes de organizações sociais, funcionários da prefeitura municipal, provincial e nacional já assinaram o documento que manifesta a "Decisão e vontade de trabalhar em equipe para garantir o livre acesso e a preservação das montanhas, bosques, rios e lagos do Parque nacional Nahuel Huapi e regiões adjacentes da cidade de San Carlos de Bariloche, para todos os vizinhos, turistas, visitantes, gerações futuras e para toda pessoa que deseje transitar livremente por estes locais".

Mesmo assim, o documento compreende a "proposta a toda outra região da República Argentina onde poda estar restringido o acesso aos bens naturais e locais públicos".

Alem disso, o texto detalha os fundamentos da declaração "em cumprimento da garantia constitucional do livre trânsito prevista nos artigos 14 e 41 da Constituição Nacional Argentina, artigos 70 e 73 da Constituição da Provincia de Río Negro, artigos 19, 21 e 32 da Constitução da Provincia de Neuquén e artigos 14 incisos 3 e 4, artigos 176 e 180 incisos 8, 9 e 10 da carta Orgânica Municipal de S.C de Bariloche, lembrando do Direito Humano de gozar, desfrutar, preservar e custodiar os bens naturais e o meio ambiente".

Entre os assinantes estão o presidente do Clube Andino Ramón Chicconi e o secretario da Comissão Directiva, Andrés Martínez Infante, os consejales Daniel Pardo e Silvana Camelli.

Os legisladores provinciais Claudio Lueiro y Graciela Di Biase, Daniel Amaya do Exército Argentino, Guillermo Marconi em representação da Câmara de Comercio Ana Wieman por Vizinhos Bahía Serena y Costas Libres, Juan José Paternó da Associação Civil Arbol de Pie, Rosana Rechencq pela ONG Aceso Argentina e a Associação Argentina de Guías de Montanha, Pablo Borda del ENRECAT, Martín Lascano de FASA.

O defensor público Vicente Mazzaglia, Ezequiel Manoni e Luciana Tessio de Acceso Argentina.

Para todos aqueles que desejem contribuir à "Declaração para o Livre Acesso a Montanhas, Ríos y Lagos" apoderam assinar nas planilhas disponíveis na sede do Clube Andino Bariloche, na prefeitura do parque Nacional Nahuel Huapi, no Conselho Deliberante na secretaria de Turismo Municipal, na Universidade do Comahue, no corralón municipal e na Câmara de Comercio.

Por outra parte, numa segunda reunião feita na segunda 1 de Novembro na sede do CAB os participantes decidiram trabalhar em 4 subgrupos: Relevamento de acessos, educação e difusão, reforma legislativa e gestão administrativa.

Os interessados em participar destes grupos poderam ir ao Clube. A próxima reunião vai ser no 15 de Novembro as 11 horas no CAB

Contato para notas de imprensa:

Andrés Martinez Infante
Secretario da Comisão Diretiva do Clube Andino Bariloche

abraços a todos e esperamos vocês

Maria Berta Sebastián
Gerente
Club Andino Bariloche