Está sendo acertada com a Wilderness Medical Associates , uma instituição Federalmente reconhecida no Canadá e internacionalmente reconhecida no treinamento de Primeiros socorros para áreas remotas, verificando a possibilidade de trazer alguns de seus cursos para o Brasil.

A instituição oferece uma variedade de cursos e a proposta seria trazer 3 deles:

- WFA (Wilderness First Aid) - 18h
- WAFA (Wilderness Advanced First Aid) - 40h
- WFR (Wilderness First Responder) - 80h


Para que todo o processo se torne viável, seria necessário conseguirmos garantir a realização de ao menos 6 cursos - um de cada em SP e RJ. E portanto preciso saber do real interesse da comunidade em que esses cursos ocorram.

A intenção seria realizá-los no primeiro semestre de 2011, se possível até março. Os valores dos cursos estão em dólares canadenses (hoje aproximadamente CAD $1 = R$ 1,70) e a forma de pagamento mais prática provavelmente seria cartão de crédito, embora outras alternativas possam ser verificadas.


Resumo dos cursos

- WFA (Wilderness First Aid) - 18h
Introdução aos primeiros socorros em áreas remotas, voltado principalmente para praticantes de atividades outdoor em áreas remotas. Oferece conhecimentos básicos e técnicas de adaptação de primeiros socorros para áreas remotas. Ensina os participantes a lidar com emergências que podem oferecer risco de vida em áreas remotas.
Inclui RCP (respiração cardio-pulmonar).
Duração: 2 dias
Custo: CAD $150

- WAFA (Wilderness Advanced First Aid) - 40h
Tem como foco principal o cuidado e imobilização prolongados de pacientes em áreas remotas até o resgate ou evacuação. Pensamento crítico com julgamento para lidar com emergências médicas é aplicado. Ensina a lidar com equipamentos improvisados e antecipar potenciais riscos ao paciente.
Técnicas médicas avançadas são ensinadas, incluindo manutenção de choque anafilático, exame de coluna cervical, limpeza de feridas e encerramento de CPR.
Duração: 4 dias
Custo: CAD $300

- WFR (Wilderness First Responder) - 80h

Voltado para profissionais e indivíduos que frequentarão ambientes remotos por períodos prolongados. O pensamento crítico é voltado para manutenção do paciente quando auxílio externo pode estar indisponível e auto-resgate é a única opção. Conceitos médicos são praticados e simulados. Uma compreensão geral voltada para "sistemas" no cuidado aos pacientes é atingida. Técnicas médicas avançadas incluem manutenção de choque anafilático, uso de epinefrina para asma, exame de coluna cervical, encerramento de CPR, manutenção de feridas de alto risco e redução de descolamentos simples (ex ombro, patela).
* Algumas técnicas, como o uso de epinefrina, poderão não ser passadas uma vez que necessitamos averiguar o que permite a legislação brasileira.
Duração: 8 dias
Custo: CAD $500


É importante de ressaltar que foi conseguido atingir um valor muito bom para os cursos, uma vez que o WFR no Canadá custa acima de CAD $400.

Aos interessados que enviem e-mail para samchu@yahoo.com informando em qual curso teriam interesse em participar para que eu possa verificar a viabilidade de trazer a empresa para o Brasil.

Fonte : lista FEMERJ