Check-up Esportivo antes da prática de atividade física é importante?

Isso todo mundo sabe e se não fez é por que é teimoso!

Digam-me, existe algum de vocês que mesmo sabendo que tinha que fazer um check-up resolveu atropelar tudo e meter a cara em uma atividade física?

E pergunto mais, fez o que fez e ainda teve algum problema de saúde decorrente desde fato?

Veja aqui uma matéria que já publicamos falando sobre check-up e promessas.

Pois é, uma hora ou outra você terá que ir ao médico para prevenir ou remediar, como diz o ditado!

O HCor orienta sobre a importância do Check-up Esportivo antes da prática de atividade física - O acompanhamento médico antes da realização de exercícios físicos é considerado essencial para a prática de esportes de atletas profissionais e amadores.

Atualmente muito tem se falado da prática correta de exercícios físicos e como eles devem ser feitos de forma segura e sem riscos à saúde.

O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. Para as atividades físicas em academias de ginástica também são necessários avaliações, já que cada indivíduo possui diferentes metabolismos.

O que muitos não sabem é que até mesmo uma atividade física mais intensa, praticada por um não atleta, deve ser indicada por uma equipe médica que, ao traçar o perfil metabólico do esportista iniciante ou profissional, realizará exames de cunho clínico e esportivo para indicar a intensidade, periodicidade e tempo de cada exercício.

E é claro que não nos esqueçamos do acompanhamento de um profissional de educação física nos exercícios e prescrição deles.

O início da atividade física sem um monitoramento prévio pode trazer diversos riscos à saúde.

As atividades físicas, dependendo do seu nível de intensidade e de exigência física, seja ela competitiva ou não, desencadeia uma série de fenômenos metabólicos variados e intensos. Se esse indivíduo tiver alguma doença silenciosa ou inicial, esse exercício físico possivelmente elevará os riscos de complicações.

A realização de um Check-up Esportivo antes de fazer atividades físicas tem crescido nos últimos anos, pois as avaliações clínica, física e cardiológica reduzem os riscos de paradas cardiorespiratórias e outros eventos.

Porém, o número é mais expressivo em pacientes que passam por reabilitações cardiopulmonares, que realizam o acompanhamento pós-cirurgia cardíaca ou que sofrem ou passaram por problemas cardiológicos.

É necessário que essa visão de um Check-up esportivo seja mudada, pois todos que praticam esportes e exercícios necessitam fazer uma avaliação prévia e um acompanhamento dessas atividades.



Fonte : http://www.cuidandodocorpo.com/2010/12/check-up-esportivo.html