Indiscutivelmente um dos grandes lançamentos de filmes de escalada, e seguramente um grande marco para este gênero (pois foi comprado e transmitido por um canal aberto nos EUA) foi o box de DVD "First Ascent - the series".

O box de DVD teve cobertura exclusiva do Blog de Escalada, que até mesmo entrevistou Peter Mortimer, além de ter analisado cada um dos filmes produzidos (de um total de 6).

Os seus produtores também realizam um tipo de tour de filmes que batizaram de "Reel Rock Film Tour". O evento em linhas gerais é uma coletânia de filmes inéditos (não lançados em DVD) de dois dos maiores produtores de filmes de escalada dos EUA a "Sender Films" e "BigUp Productions".

O festival já está sendo organizado para se realizar no Brasil no ano de 2011 e em algumas grandes cidades do país, porém esta notícia eu darei quando estiver mais perto da data de realização do evento e quando tudo estiver devidamente organizado.

Nos mesmos moldes do antecessor "First Ascent", o DVD do"Reel Rock" também foi disponibilizado em download, com preço um pouco abaixo do que seria a compra do DVD em si.

Porém, por algum motivo os "extras" e o DVD estavam sendo vendidos separadamente. Todos os filmes estão em HD, de grande resolução e no formato "mp4" de vídeo.

Os links disponibilizados pela "Sender Films" tinham boa velocidade de download, e em menos de 1 hora já tinha baixado os dois filmes, sem maiores sustos ou interrupções. Para um usuário com um internet de 1 mb de banda larga(velocidade esta considerada a padrão pelo governo federal) , eu acredito que em torno de 2h os dois arquivos já poderiam serem baixados sem problema.

O arquivo que representa o DVD "Reel Rock", é relativamente grande, com tamanho aproximado de "1.925 Gb". Porém é ótimo tamanho (maior até que os filmes do "First Ascent") que já se pode ter uma grande expectativa (cumprida, diga-se) da altíssima qualidade das imagens, e da alta resolução levada ao máximo pelos produtores. Mesmo quem deseja ver o filme em telas de 50 polegadas, não ficará decepcionado.

Este tamanho porém pode frustrar os mais propensos a fazerem cópias "genéricas" em DVD, pois para distribuir cópias "piratas" deste produto recém baixado, tem de se baixar, e muito, a resolução dos vídeos. O que tiraria bastante o charme dos vídeos.

Ao iniciar a reprodução do vídeo, quem assiste é presenteado com um trailer semelhante ao que foi divulgado na internet (e reproduzido aqui no Blog), porém em uma versão mais estendida. Esta versão enaltece cada um dos patrocinadores com imagens bonitas, e com grande beleza plástica. Melhor anúncio, diretamente para o público alvo.

Melhor marketing impossível.

O arquivo representativo do DVD tem reprodução contínua de todos os videos, que representam domados as duas sessões do "Reel Rock Film Tour", e é devidamente sinalizado pelos produtores sobre cada um dos vídeos ao iniciar.

O total de vídeos, realizado por produtoras (leia-se Sender Films), são seis.

Em que cada um dos vídeos produzidos é de grande qualidade em sua maioria, e não deixa ninguém arrependido de ter baixado.

Os produtores do evento, também produzem uma votação para produtores pequenos, que enviem seus vídeos, e com o auxílio da internet fazem uma votação do público. Uma boa sacada que em um futuro não muito distante, com o barateamento de câmeras HD, pode se concretizar em um grande evento (ou festival) de filmes de escalada essencialmente.

Após o trailer de apresentação, há a exibição dos dois vencedores do concurso de vídeos deste ano. Os vídeos tem uma divisão bem definida que é "escolha do público" e "escolha do júri".

Com isso o total de vídeos do DVD ficam em 8 (!). Sendo eles :

"Top Tough Guys", "Roxx", "Origins : The Hulk", "First Round First Minute", "Fly or Die", "Down and out and under", "The Hardest Moves" e "The swiss machine".

Para o post não ficar SUPER longo, falarei brevemente sobre cada um.

Top Tough Guys

Filme bem humorado sobre escaladores que se dedicam apenas à escalada em Top Rope, sem se preocuparem com altos graus ou cadenas de vias atoormentadoras.

Muito interessante que mostra que cada um escolhe o tipo de escalada que mais lhe agrada.

Este foi a escolha do público, que mostra que sempre que um vídeo se dedica ao humor, há boa chance do público gostar.

O ponto fraco do vídeo é a ausência de uma qualidade de vídeo HD, o que deixa as imagens um pouco a desejar.

Roxx

Filme elaborado baseado em texto e imagens de escalada. Porém o texto escrito pelos produtores canadenses é muito bem humorado.

Com uma mulher falando com fala rouca como os anúncios de sexo, tenta vender alguns tipos de equipamentos de escalada.

Palavras como "grades camalots em fendas pequenas e pequenos camalots em fendas grandes" é bem engraçado, e vale a pena assistir.

Origins : The Hulk

Um filme que teve uma temática muito interessante, e que revela uma proposta muito interessante e pouco explorada por filmes de escalada.

A escaladora Lisa Rands, conhecida por suas cadenas difídeis em boulder vai escalar uma via tradicional (e em móvel) com um grande nome da escalada americana.

Seria como pegarmos uma escaladora conhecida por sua dedicação ao boulder, e a unir com um escalador de renome para uma via tradicional.

No vídeo fica evidente que, mesmo sendo boulderista, Lisa Rands tem conhecimento de equipamentos móveis de escalada, nós e tudo isso. Ficando mais que evidente para quem acha que não é necessário conhecimento deste tipo de equipamento e modalidade para quem faz boulder, que é sim necessário.

First Round First Minute

Filme sobre a nova vida do escalador Chris Sharma , agora residente fixo na Espanha.

O flme mostra como anda a vida do escalador, e como andam as suas esaladas pela Espanha depois que ele aquietou-se de suas extensas viagens a todos os lugares do mundo.

No filme mostra que há sim uma via que o atormenta, por ele não conseguir encadenar, a via que leva o nome deste vídeo.

Talvez seja dos poucos filmes em que não tem o final de sempre dos filmes de Sharma (não vou dizer spoilers aqui né!)

Fly or Die

Vou confessar que quando comprei o DVD achei que teria enormes quanidades de vídeos que também estariam no "First Ascent - the series". Quando houve a exibição deste, meu temor tornou-se realidade.

O filme em questão já existe no box citado, porém é exibido parcialmente.E é o único com esta característica. Para saber mais sobre este filme veja a análise feita pelo blog sobre o box do "First Ascent"

Down and Out and Under

O filme trata da aventura de alguns escaladores, entre eles o Cedar Wright, que vão até a Austrália escalar na ilha da Tasmânia.

O filme foi realizado com um ritmo e edição um pouco diferentes dos acostumados a serem vistos nos vídeos da Sender Films.

Com um humor que , para mim ao menos, parecia ter graça somente a quem conhece os escaladores, é talvez um dos filmes que não encanta como os outros.

O foco dado a escaladores visa muito no que chamamos de "piadas internas" de cada roda de amigos. Pois não necessariamente o que é engraçado para minha roda de amigos é realmente engraçado para outras pessoas que não conhecem o contexto.

O filme não chega a ser ruim, porém está longe da qualidade de vídeo sempre exibido pela Sender Films.

The Hardest Moves

Um filme totalmente voltado para a galera do boulder. Os amantes desta modalidade assistirão repetidamente com certeza.

Os escaladores Paul Robinson e Daniel Woods mostram um pouco sobre o seu tipo de treinamento e em qual boulder estão trabalhando.

Uma grata surpresa do filme é a aparição do escalador brasileiro Felipe Camargo, meio que rapidamente, nos treinamentos na academia.

O filme mostra, pelo menos para mim, pela primeira vez uma cadena de um V16, o que impressiona bastante.

The swiss machine

O filme trata de mostrar o escalador Ueli Steck e sua vida.

Com imagens impressinantes, este escalador realmente é uma verdadera máquina, com uma força física impressionante e uma dedicação à escalada total, e em todos os estilos (gelo, rocha, alpina e tradiconal).

Para quem se pergunta, quem é ele, no trailer promocional, aquele escalador escalando no gelo como se fosse algo simples e fácil é a "máquina" Ueli Steck.

Um filme excelente e que vale a pena ser visto, pois foge um pouquinho do estilo "herói americano" que os filmes vindos dos EUA sempre vendem.

Não que eu tenha nada contra, muito pelo contrário, mas sei também que existem esaladores impressionantes no mundo inteiro. E acho muito interessante quando todos esles são retratados em filmes.

Para quem quer saber dos extras também, farei outro post posteriormente, para não fazer com que este aqui se estenda infinitamente.

Apenas adianto que os extras contém muitos bons filmes, e uma verdadeira coletânea de todos os filmes amadores participantes do Reel Rock Film tour





Reel Rock 2010 Trailer from Sender Films on Vimeo.