Hoje é a estréia tão aguardada do filme "127 horas".
Diferentemente do que houve na Espanha, em que foram convidados para uma pré-estréia os mantenedores dos Blogs de escalada e montanhismo de lá, aqui no Brasil não houve uma promoção semelhante. O que é uma pena, pois pessoas que vivem o esporte teriam muito a enriquecer as críticaas.
Para quem costuma "consultar" as bancas de DVD´s de filmes baixados da internet já há disponível o filme a cerca de 3 semanas.
Mas nada disso tira o brilho do filme que tem a idéia de retratar o mais real possível a mentalidade e estilo de vida de escaladores e montanhistas. Quem já tinha publicado na internet sobre o filme em blogs e revistas especializadas, foram feitos muitos elogios.
Especialmente sobre angulos de câmeras, velocidade da trama do filme (não é em suma um filme de ação), e realismo nas imagens que culminam no fim do filme.
O filme não é produção de Hollywood, que pasteuriza e transforma em clichês todo e qualquer assunto. O filme tem a intenção de ter um cunho artístico, e pelo que foi publicado conseguiu se diferenciar.
O filme recebeu várias indicações em vários prêmios respeitados como Oscar e Globo de Ouro por exemplo
Lendo as poucas críticas de autores brasileiros, fica evidente que os jornalistas não tem muita ambientalização com esporte de natureza e o "modus vivendum" das pessoas que os praticam.
São críticas boas, mas percebe-se que todos se sentiram "peixes fora d'água" no momento de entender a fundo o sentimento do personagem principal.
Afinal usar a palavra "aventureiro" para conceituar montanhistas e escaladores é o equivalente a conceituar o praticante de "jogos de bilhar"(sinuca) como um atleta.
Pelo mundo em alguns lugares houve convulsões de parte da platéia ao ver o filme, o que no meu entender foram reações exageradas.
Na Internet li que, são cenas fortes, duradouras, mas nada que causem um asco coletivo.
Verifique na sua cidade se o filme esteja passando, e prestigie os esportes de natureza indo ao cinema. Assim podemos mostrar a "força" do nicho de mercado que representamos.
Para saber mais sobre o filme acesse aqui : http://cinema.uol.com.br/filmes/127-horas-2010.jhtm
Para ler a crítica, com imagens e trailer (que já foi postado aqui no blog diversas vezes) acesse : http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/02/17/em-127-horas-boyle-narra-drama-real-de-aventureiro.jhtm
http://cinema.cineclick.uol.com.br/criticas/ficha/filme/127-horas/id/2657
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversao/2011/01/18/267387-roteirista-conta-o-final-alternativo-de-127-horas-cortado-na-edicao
http://www.getro.com.br/2011/02/critica-127-horas/
http://www.omelete.com.br/127-horas/
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110218/not_imp681079,0.php
Neste final de semana será publicada a crítica do Blog de Escalada sobre o filme.
2 comentários:
Olha, eu já vi o filme a alguns dias como muita gente e preferi não ver a parte da mutilação. Já sofri desmaios quando menor vendo filmes, é psicológico, mas acontece. Aposto que ninguém fez isso pra aparecer ou pra denegrir o filme, nada de "exagerando nas reações". Foi comentado aqui: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/873394-medicos-australianos-alertam-que-filme-127-horas-pode-provocar-desmaios.shtml
Luciano, muito legal sua disposição em comentar sobre o filme.
Estou mantendo um blog sobre marketing de filmes e sua visão me inspirou a escrever uma matéria sobre pré-estréias e público de interesse.
Depois da uma olhada lá:
www.promofilmes.blogspot.com
Abração
Postar um comentário