Hoje é a estréia tão aguardada do filme "127 horas".

Diferentemente do que houve na Espanha, em que foram convidados para uma pré-estréia os mantenedores dos Blogs de escalada e montanhismo de lá, aqui no Brasil não houve uma promoção semelhante. O que é uma pena, pois pessoas que vivem o esporte teriam muito a enriquecer as críticaas.

Para quem costuma "consultar" as bancas de DVD´s de filmes baixados da internet já há disponível o filme a cerca de 3 semanas.

Mas nada disso tira o brilho do filme que tem a idéia de retratar o mais real possível a mentalidade e estilo de vida de escaladores e montanhistas. Quem já tinha publicado na internet sobre o filme em blogs e revistas especializadas, foram feitos muitos elogios.

Especialmente sobre angulos de câmeras, velocidade da trama do filme (não é em suma um filme de ação), e realismo nas imagens que culminam no fim do filme.

O filme não é produção de Hollywood, que pasteuriza e transforma em clichês todo e qualquer assunto. O filme tem a intenção de ter um cunho artístico, e pelo que foi publicado conseguiu se diferenciar.

O filme recebeu várias indicações em vários prêmios respeitados como Oscar e Globo de Ouro por exemplo

Lendo as poucas críticas de autores brasileiros, fica evidente que os jornalistas não tem muita ambientalização com esporte de natureza e o "modus vivendum" das pessoas que os praticam.

São críticas boas, mas percebe-se que todos se sentiram "peixes fora d'água" no momento de entender a fundo o sentimento do personagem principal.

Afinal usar a palavra "aventureiro" para conceituar montanhistas e escaladores é o equivalente a conceituar o praticante de "jogos de bilhar"(sinuca) como um atleta.

Pelo mundo em alguns lugares houve convulsões de parte da platéia ao ver o filme, o que no meu entender foram reações exageradas.

Na Internet li que, são cenas fortes, duradouras, mas nada que causem um asco coletivo.

Verifique na sua cidade se o filme esteja passando, e prestigie os esportes de natureza indo ao cinema. Assim podemos mostrar a "força" do nicho de mercado que representamos.

Para saber mais sobre o filme acesse aqui : http://cinema.uol.com.br/filmes/127-horas-2010.jhtm

Para ler a crítica, com imagens e trailer (que já foi postado aqui no blog diversas vezes) acesse : http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/02/17/em-127-horas-boyle-narra-drama-real-de-aventureiro.jhtm

http://cinema.cineclick.uol.com.br/criticas/ficha/filme/127-horas/id/2657

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversao/2011/01/18/267387-roteirista-conta-o-final-alternativo-de-127-horas-cortado-na-edicao


http://www.getro.com.br/2011/02/critica-127-horas/

http://www.omelete.com.br/127-horas/

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110218/not_imp681079,0.php

Neste final de semana será publicada a crítica do Blog de Escalada sobre o filme.