Não é segredo para ninguém que as mulheres possuem uma visão própria do mundo.
Porém qual é a visão que as mulheres possuem da escalada? O que muda com o decorrer dos anos se dedicando ao esporte?.
Partindo destas perguntas a produtora de filmes de escalada "climb more work less" produziu o filme "Fanatic Search 2 – A girl Thing".
O filme mostra 7 tipos de mulheres diferentes e como cada uma encara a escalada em sua vida. Nestes retratos sã omostradas escaladores desde os 10 anos de idade até os 50. Todas escalando em alto nível. Entrevistadas e retratadas de maneira simples dizem de maneira bem feminina o que pensam sobre a escalada , graus, rendimento na rocha, pricológico, equilíbrio com a vida pessoal e planos futuros.
Principalmente , todas as escaladoras são retradas de maneira humana, como se fôssemos amigos próximos.
O filme é disponibilizado em HD, e se não prima por fotografias belísssimas, prioriza algo que é muito importante para o sucesso de um filme de escalada : as pessoas. Com esta preocupação de mostrar as "pessoas como elas são", o filme se torna agradável e o tempo passa bem rápido ao acompanhar.
Para aqueles que preferem assistir um grande desfiles de "first ascents" e vários boulders sendo escalado um após o outro com uma trilha sonora "bombando" no fundo, não vai apreciar muito o estilo adotado. A preocupação direta do filme é sobre as mulheres e seus sentimentos sobre a escalada.
Grandes nomes femininos são mostrados, e algumas escaladas desafiadoras são propostas para cada uma. Porém, em minha opinião, as opiniões sobre a escalada, e alguns paradigmas sobre ela fazem o filme ser muito interessante.
Há ainda imagens impressionantes de mães grávidas de sete meses escalando, e declarando que o feto somente fica quieto durante uma escalada. Cenas que não se vê em filmes nem vídeos de escalada. Há pitadas de humor como a namorada de Chris Sharma encadenar um 11ª, e dizer na cara dele que agora ela pode ser mãe, e avisa: "Se prepare para hoje a noite". A reação do americano foi dar um risinho amarelo e desconversar.
Algumas declarações de escaladoras de renome como Beta Marin, Lynn Hill entre outras são verdadeiras lições para quem gosta de filosofar sobre o esporte.
O filme possui cerca de 1h20min de bom entretenimento sobre escalada, e sobre muitas maneiras interessantes de encarar a escalada, e em como cada um vive a escalada de sua maneira.
Seguramente é um dos melhores filmes de escalada lançados nos últimos meses, e muito interessante para toda e qualquer mulher que esteja escalando e queira saber "onde tudo isso vai parar".
0 comentários:
Postar um comentário