O Blog de Escalada está iniciando hoje uma série de entrevistas com pessoas responsáveis pelas grandes marcas do montanhismo e escalada brasileira.
Foram contactadas, com resposta positiva de quase todos, todos os fundadores e administradores das principais marcas que atuam no Brasil.
O Objetivo das entrevistas é esclarecer melhor como é adminstrar uma empresa em um mercado cada vez mais competitivo, e elucidar para quem estiver interessado sobre como é a possibilidade de se conseguir patrocínio de uma marca para uma escalada ou expedição.
A primeira entrevista foi com o Edemilson Padilha.
Edemilson é um escalador que dispensa apresentações , e só por enumerar seus feitos na escalada por sí só já seria um texto enorme. Porém ele é também o fundador da marca "Conquista".
Na entrevista abaixo conta um pouco da história da marca, detalhes da empresa e também sobre a sua linha de pensamento.
Padilha cita também, de maneira breve sobre seu filme sobre sua última conquista que irá ser exibido no Festival de Filmes de Montanha e que é comentado como grande favorito.
1 - Edemilson, como surgiu a idéia de criar a Conquista Montanhismo?Para saber mais sobre a marca Conquista : http://www.conquistamontanhismo.com.br/
Iniciei a Conquista com mais dois amigos numa época em que a compra de equipamentos era bem difícil no Brasil.
Pouca oferta e preços altos, pelo menos pra gente que era estudante no início dos anos 90. Fizemos algumas mochilas para nosso uso e os amigos quiseram adquirir também estes equipamentos.
Começamos com as mochilas e não paramos mais.
2 - Quais foram as principais dificuldades do início da empresa?
A principal dificuldade é a falta de conhecimento das ferramentas de administração.
Cometemos muitos erros: desde o desenvolvimento dos produtos mais adequados para o público alvo, a comercialização, gestão de pessoas...
Outro ponto importante a destacar é que naquela época quase não haviam matérias primas para a fabricação dos produtos.
Então tínhamos de improvisar muito o tempo todo, buscando insumos em outros segmentos de mercado e os adaptando à nossa necessidades.
E é claro, não tínhamos dinheiro!!!
3 - Como são criadas as idéias dos produtos lançados pela marca?
Buscamos no mercado lacunas, ou seja, produtos que podem se encaixar em algum nicho pouco explorado.
Por exemplo, poderíamos citar nossos produtos na linha de segurança (cadeirinhas, fitas, ferragens) ou nossa linha de roupas para frio e impermeáveis.
São mercados pouco explorados ou mal atendidos pela concorrência.
Então, pesquisamos, desenvolvemos os produtos e geralmente atingimos o objetivo, que é sempre o mesmo: disponibilizar a nossos clientes um produto de ótima qualidade com um preço justo.
As idéias de novos produtos podem vir de atletas que usam nossos equipamentos, como de donos ou vendedores das lojas ou diretamente de nosso setor de P & D.
4 - A empresa patrocina e apóia alguns atletas. Quais são os critérios para se patriocinar uma pessoa?
Não temos nenhum atleta patrocinado.
Temos apenas atletas que recebem apoio em equipamentos e alguma ajuda de custo para participação em eventos ou expedições.
Em contrapartida nos enviam fotos e incluem a Conquista nas matérias que fazem para a mídia de aventura.
Nossos atletas são escolhidos pela seriedade com que praticam o esporte.
A Conquista é uma empresa que almeja sempre agir com o máximo de profissionalismo e buscamos atletas que se afinizem com nossos objetivos.
Normalmente não exigimos nada deles, apenas que escalem bastante e sirvam de exemplo para os outros.
5 - A marca Conquista está presente em vários eventos de escalada. Qual é o critério utilizado pela empresa para apoiar um evento?
Escolhemos os eventos pela contribuição que possam trazer para a comunidade escaladora.
É a nossa contrapartida para com o nosso público.
Por isso gostamos de apoiar todos os eventos que são organizados por clubes de montanhismo, porque são eventos feitos por um bando de pessoas que gosta muito de nosso esporte e faz sem pensar em nenhum retorno financeiro.
Ultimamente tenho feito muitas palestras em eventos de escalada.
E uma coisa que constatei é que as empresas de equipamentos Brasileiras é que sempre apóiam estes eventos.
Acho que é importante todos nós escaladores prestigiarmos estas empresas. E não falo isso só porque sou proprietário da Conquista.
Temos de nos unir para que o montanhismo ganhe com esta união!
6 - Se fose para você resumir em poucas palavras para identificar a empresa, quais seriam esta palavras?
Conquista, uma empresa com alma de montanha!
7 - Na sua opinião o que mudou no publico alvo de hoje, com o da época quando a marca começou?
Mudou tudo!
Quando iniciamos a escalada e os esportes de aventura eram bem pouco conhecidos.
Éramos uns hippies escaladores com calças justas e cabelos compridos.
Hoje os esportes de aventura estão massificados, virou moda.
Isso tem seu lado bom e seu lado ruim.
A gente consegue comprar até piolets nas lojas de montanha, mas por outro lado, às vezes nos deparamos com uma gritaria nas montanhas que dá um desgosto...rsrs
O público hoje tem muito mais conhecimento sobre o montanhismo e sobre os produtos.
Isso requer empresas mais dinâmicas para acompanhá-lo.
Temos de lançar produtos constantemente para fidelizar o cliente.
Antigamente você poderia ter um modelo de anoraque por 3 anos e ninguém achava que estava ultrapassado. Hoje lançamos algo novo a cada 6 meses!
8 - Há em alguns estados, como São Paulo, uma relativa retração de referenciais de escalada, como a quantidade de academias. Como você enxerga isso?
Há alguns anos houve o que podemos chamar de "uma bolha" no mercado de aventura em geral. Apareceu muito na mídia, surgiram muitos empreendimentos e, por conseqüência, muitos praticantes.
Mas essa grande onda passou e agora o mar está mais calmo.
Acredito que por este motivo houve esta retração pelo menos na área da escalada.
Porque há outros segmentos do mercado de aventura que nunca deixaram de crescer, como o de viagens de aventura.
9 - Você também é um escalador de destaque no cenário nacional, como você visualiza a quantidade de locais de escalada e boulder fechados nos últimos anos?
Há mais lugares sendo abertos que fechados.
Claro que estamos sempre negociando com fazendeiros e com escaladores mal educados que não respeitam as propriedades.
Acho que sempre vamos ter estes problemas porque este tipo de conflito é uma constante em nossa sociedade.
Mas à medida que o esporte for mais conhecido e que as instituições tiverem mais representatividade as coisas serão mais fáceis.
10 - Há informações de que da sua última expedição haverá um filme de grande qualidade de imagem. Este vídeo será exibido no Festival de Filmes de Montanha do Rio de janeiro?
Acredito que sim. Está sendo editado neste momento!
Para saber mais sobre o ser humano Edemilson Padilha : http://edpadilha.blogspot.com/
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