Por João Paulo Bueno

Nos dias 29 e 30 de outubro, uma das maiores regiões de calcário do mundo, receberá escaladores de todo Brasil para um evento que promete mostrar o potencial do Centro-oeste de Minas Gerais.

Arcos, Pains e Corumbá.

Há 10 anos, a região que agrega estas três cidades é explorada por escaladores locais e conta com aproximadamente 400 km de calcário, 780 grutas e cavernas. O que dá a Pains o titulo de capital mundial do calcário.

A região escolhida para o evento é conhecida como Rastro de São Pedro. Segundo moradores da região, a comunidade recebeu esse nome devido a pegada em uma pedra que fica ao lado da nascente. Tal pegada seria o rastro de São Pedro. Quem quiser conferir, o pezão ta lá mesmo.

O Rastro de São Pedro fica a menos de 7km de Arcos, MG e 220km de BH. Ao chegar em Arcos, segue sentido Bambuí (não entrar na cidade), depois do segundo semáforo, passa rotatória, e entra a esquerda logo após viaduto da Ferrovia Centro Atlântida. Daqui pra frente é estrada de terra, cerca de 7km até o Rastro. Segue direto. Na primeira bifurcação, entrar a direita, depois segue sempre à esquerda, sentido as pedras. Caso surjam dúvidas, tem fazendas pelo caminho. O Rastro é conhecido na comunidade local. O carro para há 15 metros das vias e a 100 metros de um riacho.

Uma área de grande potencial de escalada no calcário. Possui por volta 28 vias de escalada esportiva e outro tanto em móvel.

Empresas, mídia e participantes podem ter mais detalhes e acesso a conteúdos especiais no www.facebook.com/climbarcos ou entrar em contato via telefone (37) 9983.6718