No estado do Rio de Janeiro acredita-se que por existir uma quantidade de rocha a uma proximidade mínima uma academia de escalada não teria como se sustentar.

Este tipo de fato aliado ao preço do imóvel mais caro do país a abertura de academias de escaladas suntuosas na cidade do Rio de Janeiro não houve o desenvolvimento desta área.

Porém em Niterói há uma academia que agrega a todos e continua resistindo e crescendo com o tempo.

Após a saída de seu maior expoente, Patrícia Mattos, o agora gerente Luiz Alves teve de assumir a difícil missão de continuar a ser uma referência para os escaladores fluminenses, em especial os residentes na cidade de Niterói.

Passado a surpresa que estarreceu a todos, que foi a saída da engajada Patrícia Mattos que foi procurar dar outros rumos em sua vida, procurei Luiz Alves para que ele falasse mais sobre como está a academia hoje e o que esperar após a perda de seu nome mais representativo.

Acompanhe a entrevista abaixo

1 - Olá Luiz, como está sendo esta nova fase de administração do Escalada Indoor Icaraí?

Na verdade quando me convidaram para ficar na direção do Escalada Indoor Icaraí, com a saída da Patricia Mattos, eu falei que gostaria de seguir com o planejamento que já estava sendo desenvolvido, pois na verdade eu já contribuía na administração do muro só que a direção era da Patricia.

Então te digo que está sendo uma fase até bem tranqüila. Hora de colocar os planos em prática e pensar em novos projetos.

2 - A Academia pretende continuar fazendo parte dos campeonatos do Rio de Janeiro?

Olha Luciano, depois de organizar competições e usar o muro por quase 4 anos e principalmente com a desistência de seguirmos com a associação(AFEC), achei melhor me afastar das competições.

Estávamos desenvolvendo um trabalho bem legal aqui no RJ, você acompanhou de perto todo esse esforço, mas depois de problemas com patrocinadores e alguns poucos atletas que NÃO sabem interpretar e muito menos utilizar um regulamento, o que também nos causou um grande stress, resolvi não disponibilizar mais o ginásio para esse fim.

Falo com relação a campeonatos oficiais como os que fazíamos pela FEMERJ.

Que fique bem claro que eu pessoalmente sempre fui e sempre serei a favor de campeonatos, e tenho certeza que a FEMERJ, como órgão que no seu estatuto prevê a realização de campeonatos, vai encontrar uma solução e dar continuidade as competições aqui no estado.

Pretendo fazer alguns outros eventos como o Boulder Mix Brasil, que fizemos com o Felipe Camargo “Pikuíra” e que na sua segunda edição a idéia é fazer com o Rafinha Passos, um grande escalador e uma grande pessoa, que tive o prazer de conhecer pessoalmente e que depois foi um dos nossos route-setters de uma das etapas do campeonato estadual.

“- Rafinha tu num vai escapar, véio!!!” rsrsrsrs

Tem um outro projeto que o Ralf Côrtes me convidou para fazer com ele, mas ainda não posso revelar do que se trata. Já temos até umas empresas se interessando por esse projeto. Aguardem que vem coisa boa aí, e não é campeonato.


3 - O que os freqüentadores, ou interessados, devem esperar da academia agora?

O Escalada Indoor Icaraí sempre prezou e vai continuar prezando pelo encontro saudável entre escaladores de todos os níveis e como temos raríssimas ofertas de bons muros aqui no RJ, naturalmente ele acaba se tornando uma referência da escalada indoor fluminense.

E é como eu te falei anteriormente, está na hora de colocar o planejamento em prática.

Como o muro foi a sede única dos campeonatos oficiais do RJ durante esses últimos anos, agora o que eu quero é recuperá-lo e fazer umas melhorias. Quem tem muro comercial deve saber bem o que é isso.

Desmontar um muro inteiro do tamanho do nosso, 4, 5 vezes por ano, desgasta muito toda a estrutura. Agarras se quebram, porcas-agarras que são danificadas e por aí vai.

A melhoria, que vai desde a instalação de novos módulos, a criação na área externa do muro, um setor com “finger board”, “campus board” que no momento ocupa a área interna do muro, servirá para atrair também um público voltado para treinos de alto desempenho.

E para completar essa melhoria estávamos em busca de um novo fornecedor de agarras, e escolhemos a Gringa, que eu pude conhecer o design e o “grip” delas no Campeonato Brasileiro de 2010 na Rokaz em Belo Horizonte.

Aliás o Ian Ouriques e o Alexis Loireau mandam muito lá em BH. Pessoas realmente do bem.


4 – O Escalada Indoor Icaraí sempre foi um ginásio descobridor e lapidador de talentos da escalada, este tipo de filosofia vai continuar?

Os talentos surgem naturalmente nos ginásios e locais de escalada e isso vai sempre acontecer independente da existência de uma política voltada para a descoberta desses talentos.

Como o Escalada Indoor Icaraí era a sede oficial dos campeonatos oficiais do RJ, era procurado por muitos atletas de competição e assim foram surgindo esses novos talentos e é claro que ajudávamos da melhor maneira possível a todos.

Nós tínhamos até uma equipe de atletas, mas isso passou.

Hoje a nossa única patrocinada é a Natália Falcão, mas ela está mais focada em projetos na rocha do que nas competições.

Nesse ano ela já conseguiu alcançar alguns objetivos que foram as vias “Filé com Certeza” (9A), “Crux com Certeza”(9B) na Barrinha, “Bam Bam”(9A) no Campo Escola 2000 e agora o objetivo a dela é mandar a “Migalhas Indecentes”(9C) também no Campo Escola, Floresta da Tijuca. KMON Nat!!!


5 - Há algum tipo de treinamento "Personal Climber" ou cursos de escalada a serem ministrados na sua academia?

Essa é a novidade que estamos oferecendo aos que querem iniciar no esporte e também para atletas que queiram um treino focado mais para o alto desempenho.

De terça a sexta feira das 7 às 11h da manhã está disponível um serviço com “personal trainner” onde teremos aulas tanto para iniciantes (diárias monitoradas) como treinamentos de alto desempenho que serão ministradas pelo instrutor Antônio Sérgio Monteiro, que já foi nosso patrocinado e que tem formação em Educação Física e está se formando em Nutrição.

Essas aulas são marcadas diretamente com ele e é claro que o aluno pode fazer esse tipo de aula no horário normal que é de segunda a sexta das 18 às 23h.

Quando alguém quer fazer um curso mais aprofundado e que seja homologado pela FEMERJ indicamos o CNM (Clube Niteroiense de Montanhismo) ou a AGUIPERJ (Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro).


6 - Existe algum perfil de escaladores que sua academia pretende focar?

O muro é uma “cave” de “boulder” com um teto para guiar, então o foco principal seriam escaladores dessa modalidade, mas eu por estar há 4 anos participando da administração do muro percebi que o perfil dos freqüentadores do muro é o mesmo de qualquer esporte.

Nesse perfil tem: o pai escalador iniciando o filho, os que vão pra treinar em função de objetivos na rocha ou campeonatos, os que freqüentam para apenas se exercitar como numa academia e tem os que se empolgam na primeira vez e depois nunca mais aparecem. rsrsrs.

Então, os que ficam são os que se adaptam melhor ao estilo do lugar, ao meio social do ginásio. Um foco principal tem, que seria a galera de “boulder”, mas tem de tudo.

Agora vamos fazer essa experiência com esse serviço com “personal trainner” e vamos ver se essa oferta vai gerar uma boa procura e um novo perfil de freqüentadores.


7 - Como serão montadas as vias e “boulders” do ginásio?

Tradicionalmente não marcamos com fitas ou sinais as vias no teto ou os boulders.

A idéia que sempre passamos pra galera é não marcar nada e sim trabalhar a memória com os problemas e seus movimentos.

Agora, quem mais cobra e marca “boulders” lá sou eu. Tem sempre uns problemas fresquinhos e a galera as vezes não me deixa em paz. Rsrsrsrs Tem também o Lyno, Blanco, Diogo Paraná, Régis a Natalia e agora tem o Antonio que juntos vão me ajudar a esfolar os dedos da galera. Boulder, boulder, boulder!!


8 - Na sua opinião como é o perfil do escalador do Rio de Janeiro?

Aqui em Niterói, onde fica o ginásio, tem muita pedra e perto e no Rio de Janeiro que é do lado nem se fala, então os escaladores se utilizam dos ginásios como parte da preparação para seus projetos na rocha e é onde eles se encontram também para marcar as escaladas e viagens.

Resumindo, o negócio é treinar nos ginásios dia de semana e ir pra rocha também. Fim de semana nem adianta abrir o ginásio.

O que faz a diferença aqui é que a rocha é muito perto o que não acontece na maioria dos outros centros de escalada. Se eu estiver errado me corrijam, ok?


9 - Como é dirigir/administrar uma academia de escalada em uma região com tantas possibilidades em rocha próximas?

É como eu te falei na pergunta anterior, o Escalada Indoor Icaraí funciona como uma parte importante da preparação para os projetos em rocha e é onde eles se encontram para treinar juntos e marcar as viagens e escaladas, ou seja abrir o muro no fim de semana nem pensar, pois vai todo mundo pra rocha mesmo.


10 - Qual seria o recado que gostaria de dar para quem se interessa por freqüentar a sua academia?

- Venha conhecer o esporte e tenho certeza que aqui no Escalada Indoor Icaraí você será muito bem recebido e orientado não só na parte técnica esportiva/indoor.

Também na indicação de profissionais e cursos homologados pela FEMERJ para que o freqüentador possa se informar e praticar o esporte com total segurança e dentro das regras de mínimo impacto que todos nós devemos respeitar, praticar e contribuir na sua difusão e melhoria.

Aproveito para deixar os contatos do muro.

Telefone 21-9697 7076 ou pelo

e-mail: escaladaindooricarai@gmail.com