Foi identificado como Kemeron Xavier de Moura, 19 anos, o jovem que morreu ao cair de uma altura de 15 metros, numa trilha dentro da Floresta da Tijuca, na manhã desta quinta-feira. Morador do Engenho de Dentro e filho de um coordenador de produção do Projac, o rapaz, que estava acompanhado por amigos, perdeu o equilíbrio ao fotografar o grupo.

Ele caiu nas proximidades de uma cachoeira que fica na trilha Parque Lage-Corcovado. Segundo o delegado tilular da 15ª DP (Gávea), Fábio Barucke, foi uma fatalidade:

- O garoto era jogador de futebol da Portuguesa da Ilha do Governador. Ele estava com tênis apropriado, de caminhada, e se desequilibrou ao pisar num galho.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Humaitá, o acidente ocorreu por volta das 11h desta quinta-feira. Kemeron caiu a cerca de 1,3 km da Mansão dos Laje, que fica aproximadamente na metade da trilha. Em nota, a administração do Parque Nacional da Tijuca "lamenta muitíssimo o acontecido, e se solidariza com a família do jovem nesse momento de dor".

A administração da unidade informou que "o fato, infelizmente, ocorreu fora do trajeto da trilha Parque Lage-Corcovado, que até o momento não havia registrado acidentes fatais".

Acrescenta, ainda, que a atividade de caminhada em ambientes naturais implica riscos. "Por conta disso, mantém em diversos pontos do Parque, não apenas folders e placas informativas, mas profissionais qualificados para auxiliar nas eventuais dúvidas e elucidar sobre questões relativas às normas de conduta consciente em unidades de conservação".

Policiais já colheram os depoimentos das duas pessoas que acompanhavam o jovem. Os agentes fizeram uma perícia no local do acidente, mas, segundo o delegado da 15ª DP, não será aberto inquérito, já se que se tratou de um acidente.

A trilha, que havia sido fechada, já foi reaberta.

Fonte : http://oglobo.globo.com/rio/jovem-morre-apos-cair-de-costao-da-floresta-da-tijuca-3714884