Estamos no final de 2010, praticamente no meio do mês de novembro.

Não tenho dúvidas de que há muitas pessoas planejando o lugar de viajar para poder escalar (afinal aqui é um blog de escalada).

Em geral, para escalar em locais como Argentina, Peru, Espanha, Tailândia e EUA é necessário ir de avião. Há pessoas que curtem pegar um ônibus e ir até Ushuaia.

A grande maioria vai de avião mesmo.

Para você que vai viajar, aqui vai um pequeno guia de o que pensar em levar de material de escalada, e não pagar excesso de bagagem. Nada mais desagradável do que pagar um preço abusivo por excesso de bagagem. Azeda a viagem de qualquer um.

Os pesos estão dispostos de acordo com produtos encontrados pela internet, e portanto representam uma MÉDIA. Os pesos podem variar, porém é aproximadamente o valor que está descrito abaixo. Não estão contabilizados roupas, que como há uma variação muito grande, é mais importante cada um pensar no que usar, e levar.

corda 70g x 60m = 4,2kg
Grigri = 225 gramas
ATC = 90 gramas
Mosquetão pera = 85 gramas
Costura = 86 a 108 gramas
Jogo Camalot #1 a 6 = 645 g
Jogo de Nuts = 445g
Sapatilha de escalada = 539g
Barraca 3 lugares = 3 kg
Saco de Dormir = 350g

SAINDO DO BRASIL - Valem as regras do Brasil, relacionadas pela ANAC, quando a passagem é originária do Brasil (ou seja, quando o primeiro ponto da passagem é uma saída do Brasil).

O limite de peso depende do destino de viagem, pois dependendo do local há um sistema de bagagem para cálculo da franquia gratuita.

SÃO DOIS SISTEMAS: de peça ou por peso.

1) SISTEMA DE PEÇA: América do Norte, Ásia, Europa, Africa do Sul, por exemplo, Paris, Nova York e todas cidades dos Estados Unidos, Londres, para a Copa na África, Canadá, Itália (Roma, Milão), etc. NÃO SERVE PARA AMÉRICA LATINA (outro sistema).

São DUAS MALAS, quando sair do Brasil.Porém, há um limite de peso para essas malas, a depender da companhia aérea (23kgs ou 32kgs).

2) SISTEMA DE PESO: América do Sul.
São VINTE KILOS – 20kgs (a maioria das empresas ampliam para 23kgs), no total. Pode haver limite de peças também.
Fonte : http://viagem.decaonline.com/limites-de-peso-de-bagagens/