Com absoluta certeza há por aqui na cidade de São Paulo muitas pessoas que primeiro colocam um comentário antes de ler o que está escrito. Após um período de ausência voltei a me sentir inspirado e atualizei minha coluna no site : http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1052

Esclarecendo melhor o que eu irei colocar aqui: Sou colunista do site altamontanha.com a aproximadamente um ano. Fui convidado pelos mantenedores do site para expressar as minhas reflexões a respeito de algo acerca da escalada esportiva. Por reflexões entendo que seja como eu vejo os acontecimentos e fatos que ocorrem à minha volta.

Na minha última coluna que eu escrevi sobre como anda a possibilidade de treinamento de escalada e o futuro do esporte na cidade. De maneira previsível choveram comentários negativos. Infelizmente na internet expor a sua opinião como fiz fica-se sujeito a isso. A quantidade de pessoas desequilibradas deixando recados impublicáveis e de caráter pessoal e que nada acrescentavam me obrigou a moderar de maneira exemplar e severa. Aproveito e já aviso a estes mesmos que tenho guardado todos os IP´s de todos os recados ofensivos e apelativos.

No dia que eu precisar falar diretamente de uma academia, nao ficarei dizendo todas(a palavra "todas" fica implicito que não quero listar todos os nomes, quero colocar que 100% das existentes em uma palavra ).

Na coluna deixo expor como ando preocupado com o que pode virar as academias de escalada na cidade de São Paulo. Quando digo academias eu me refiro a TODAS. Infelizmente aqui na cidade de São Paulo existem apenas duas (três endereços é verdade). Na minha opinião, a relação custo benefício está alta. Para as duas, que fique claro.

Entendo perfeitamente que os donos possam fazer o que quiserem com o negócio que têm. Afinal são eles que têm de pagar impostos, taxas, realizar promoções, ouvir cada cliente chato, realizar reuniões e ficar dando aquela manutenção obrigatória que todo negócio exige. Entendo que há inflação no país, e que tudo é reajustado anualmente. Tudo menos o salário que se ganha, diga-se.

Cada academia toma a decisão que é mais cabível dentro da administração de cada uma. Por mais peculiar e pessoal que seja cada administração, com certeza todas têm em mente de que a única empresa que não existe é aquela que não possui clientes. Ganhar dinheiro todos gostam e planejam, mas se explorar de forma desrespeitosa o cliente é convite a fechar as portas facilmente. É difícil imaginar que haja alguma academia que tenha planos de fechar e ser reconhecida como fracasso. Ninguém em sã consciência quer isso.

O que eu expressei foi talvez uma perda de noção da realidade do "esporte escalada" na atualidade. Antes de escrever fui a várias academias “genéricas” perguntar o preço, afinal queria saber quanto custa continuar em forma. Há academias muito caras, mas há academias com pilates, natação e outros esportes por um preço muito abaixo do que possuem uma academia de escalada. Contra fatos não há argumentos, basta ligar e perguntar o preço. Listas telefônicas são gratuitas. É desnecessário dizer que o aparelhamento, espaço físico, e serviços oferecidos pelas academias variam também, mas todas consultadas tinham tudo em número maior do que as academias de escalada.

Vou deixar claro novamente: O que a administração de cada academia(repito, das duas existentes) faz para manter as portas abertas não é problema meu, e sim da própria academia. A menos que eu seja sócio ou alguma coisa do gênero, nunca vai ser. No máximo seria um usuário assíduo por gostar do esporte que pratico.

Muitos ficam achando que não gosto de treinar na Casa de Pedra. Muito pelo contrário, lá é sem dúvida o melhor lugar de se treinar escalada do país. Caso alguém tenha curiosiadade escrevi no blog antigo e neste que considerava lá minha casa. Quando fiz a reportagem que foi publicada aqui outro dia fiz questão de que fosse lá.

Porém, por outro lado, não gosto de me fazer de cego. Não posso fingir que vejo um tipo de academia e esporte sobre taxado acima do que seria razoável. Ter ou não ter dinheiro deixa de ser a questão, e sim o que está sendo passado aos escaladores. E aos iniciantes.

Não publiquei nenhuma inverdade, e não quis alfinetar ninguém. Pois, repito pela terceira vez no texto: o que cada academia acha mais adequado dentro da sua visão do que seja a escalada é particular de quem administra. Goste eu(ou qualquer um) ou não das decisões. O que eu quis chamar foi mostrar a minha visão (sem publicar nenhuma inverdade) sobre uma realidade que está sendo muito dura para os escaladores da cidade de São Paulo.

Para ilustrar , confira na lista da seleção juvenil de escalada quantos são da cidade de São Paulo hoje que se classificaram. Alguém se perguntou o porque deste número tão baixo?

Não deveria, mas volto a lembrar que saber que existir opiniões diferentes sobre um mesmo tema é o princípio básico da democracia. Goste os desequilibrados, ou os hipócritas ou os levianos ou desgostem. A internet como meio democrática de colocar a sua opinião vai ter sim opiniões de todos os meios. Usar a inteligência, usando fatos verdadeiros como argumentos, é o dever de qualquer pessoa civilizada e de caráter. Ofender gratuitamente, apenas mostra como desprovida de educação básica e civilidade anda os amantes da escalada.