Após visitar várias vezes o Rio de Janeiro para escalar é impossível deixar de constatar que os escaladores cariocas, em termos de organização, estão a pelo menos uns 200 anos à frente de qualquer outro escalador de qualquer outra região do Brasil.

Possuem uma federação de Escalada e Montanhismo atuante, com várias conquistas políticas, escaladores são reconhecidos como esportistas(não como loucos), e a comunidade escaladora é a mais consciente em termos de sociedade e ecologia. Vou parar por aqui, mas saibam que a lista é enorme.

O post não tem o objetivo de descobrir os motivos de tamanha identificação. Nem de ficar rasgando ceda desnecessariamente.

A notícia fica por conta do convite para uma invasão feminina em um local de escalada (algo impensável em muitos estados). Assim como Minas Gerais a cidade possui muitas escaladoras, o Rio de Janeiro mostra a força da escalada feminina também.

O evento que começou em 2005 com 9 meninas no morro do Cantagalo com escaladoras cariocas, hoje conta com escaladoras de várias partes do Brasil.

Foi criado o grupo Mulheres na Montanha, uma lista de discussões onde todos os assuntos referentes à escalada e ao universo feminino são debatidos.

Em 2007 o número de mulheres escalando no Babilônia foi de 38 meninas, mas na confraternização na praia Vermelha eram 60, com direito a foto oficial e pela primeira vez uma camiseta rosa com o 1º logo da "invasão", que foi chamada de Tititi no Babilônia. Já em 2008 com o sucesso e muita animação, outra camiseta foi criada, mas desta vez com o logo do grupo "Mulheres da Montanha", onde a venda das camisetas seria revertida para o filme sobre as conquistas femininas na escalada no Rio de janeiro. 78 mulheres lotaram o morro da Babilônia vindo de vários estados do Brasil.

Este ano o evento será em toda a Urca, pois o Babilônia se tornou pequeno para a "invasão".

Mais uma novidade este ano foi a criação de um concurso que escolheu a logo da camiseta de 2009 . Durante 1 mês , uma comissão organizadora recebeu diversos logos , vindo de diferentes estados do Brasil , votando no dia 10 de fevereiro no logo vencedor. O ganhador , além de ter seu trabalho nas camisetas, ainda ganhará prêmios.

Meninas de outros estados já estão confirmando presença neste evento que a cada ano cresce.

Quem quiser participar é só vir. A "invasão" será dia 08 de março de manhã e logo após terá a
confraternização e a foto oficial na praia vermelha.


Fonte : http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1032