Há muitas marcas de mochilas no mercado. Assim como não tenho vergonha de escolher as marcas de preferência por aqui no blog . Nada contra as outras marcas, mas gosto e preferência vai de cada um.

Infelizmente há pessoas que ficam ofendidas pelo fato de que só porque não tenho preferência pela marca "A" e sim pela "B". Quem comunga desta linha de pensamento deveria concluir que não significa efetivamente que a uma marca seja ruim e outra boa, ou até superior. Uma preferência por um produto não implica que o preterido é inferior. Até porque quando algum produto que conheço for ruim uso este adjetivo diretamente.

Em termos de mochilas acredito que a melhor é a Deuter. Recomendo a quem pergunta que use a desta marca. Sei que existem marcas muito boas também, como Osprey, Gegory Pack, Curtlo e Arc'Teryx. Em termos de equipamento, não há um mundo maniqueísta(onde somente BOM ou RUIM).

A empresa Gregory Pack produziu um estudo em um vídeo em como uma mochila pode limitar ou não seus movimentos durante uma atividade física. E quais os modelos indicados para cada atividade. Por exemplo em uma escalada de várias cordadas, onde usa-se mochila, saber isso é valioso.

Obviamente as mochilas apresentadas são somente da empresa.

Veja o vídeo(em inglês) :