Estive presente a uma parte do Fórum sobre o uso da Pedra do Baú que aconteceu no último final de semana em São Bento do Sapucaí, evento este que contou com a presença de personalidades atuantes da escalada no estado de São Paulo, e com outras personalidades de outros estados também. Como tinha compromissos já agendados, não pude participar de todo o evento.

Porém, mesmo estando durante somente uma palestra do escalador Eliseu Frechou, tive de refletir sobre algo que sempre posterguei sobre o assunto. A importância ou não de participar de uma entidade representativa de escaladores.

Em termos leigos, ser ou não ser federado ou colaborador de algum clube ou federação de escalada. Por ter uma experiência um certo tanto traumática, onde presenciei pessoas que nem escalavam serem representantes de uma comunidade de escaladores, acabei nivelando as federações por baixo(bem baixo devo admitir). Admito que fui muito injusto, pois acabei comparando duas realidades diferentes com escaladores diferentes.

Para uma pessoa com pensamento cartesiano como eu era o cúmulo do absurdo. Ainda continuo acreditando que é absurdo alguém que não escala(ou escala a pouquíssimo tempo) presidir uma associação, mesmo ela sendo feita por poucos membros. Acabei não aprendendo o que deveria, focando somente na imediata indignação.

Entretanto, vendo notícias sobre política internacional sobre a Venezuela, a qual seu presidente Hugo Chávez toma decisões bem ditatoriais me fez refletir mais ainda.

Se o presidente, ou diretor, ou o que seja de algum clube de escalada é alguém inapto, demagogo, politiqueiro, sem-caráter, duas-caras, mentiroso ou incompetente é culpa exatamente dos escaladores que estão sendo representados por aquela pessoa.

Se os escaladores se omitem , ou deixam de fazer parte, ou de votar em alguém que seja o "menos pior" dos candidatos corre o perigo de ficar com alguém totalmente inapto e politiqueiro na representatividade (como foi o caso que presenciei). Não adianta culpar ninguém. Toda federação tem o presidente que merece.

Concordo que qualquer Fórum, discussão política e votação de representantes é muito chato. Deixamos de fazer algo, ou até mesmo escalar para ter de vivenciar algo muito tedioso e incômodo. O que, na minha opinião, é o que cristaliza uma oportunidade para os "Hugo Chavez" da vida.

Quanto mais escaladores de todos os tipos se omitirem, e ficar preocupada com a sua própria vidinha , melhor para os espertinhos de plantão. Há muita gente se fingindo de salame para ser fatiado por aí.

Acredito que fazer, e vivenciar, política é muito exaustivo e, às vezes, nauseante. Mas é preciso ter a sua consciência social. Se você não traz uma solução, faz parte do problema. Quando afirmo que os escaladores do Rio de Janeiro estão anos na frente do Brasil, este é um dos motivos. O modo de vida do carioca pode provocar vários adjetivos, porém politicamente o carioca é muito mais consciente de sua força como comunidade unida. Não é a toa que a sua federação é atuante e modelo para muitas outras. Herança de morar em uma cidade que foi por séculos a capital política e econômica do país.

Acho importante fazer parte de uma federação, ou ao menos contribuir com uma. Caso a presidência seja de alguém que quer apenas o título de presidente de algo para interpretar um papel o qual não condiz com a realidade, cabe a quem contribui reclamar, e fazer de tudo para que esta pessoa seja destituida do cargo. Ignorar, deixar de participar, ficar falando mal ou viver à margem destas federações é dar um tiro no próprio pé.