Eu considero este blog aqui democrático. Apesar de ser capitaneado(por enquanto) por apenas uma pessoa só, procuro sempre manter a linha de deixar toda e qualquer opinião seja colocada aqui. Desde, é claro, que se tenha maturidade e equilíbrio.
Devido à grande quantidade de mensagens de pessoas desequilibradas (isso para dizer o mínimo) tive de moderar cada comentário aqui. O que aumentou o meu trabalho, porém diminuiu , e muito , comentários recheados de palavrões e demonstrando que muitas pessoas covardes e sem caráter se escondiam através do anonimato que a internet propõe. Resultado disso, foi a diminuição da liberdade de todos. É geralmente o que acontece com as pessoas que não tem coragem de dizer pessoalmente, e de maneira ingóbil escreviam textos que evidenciavam a demência mental em que se encontravam.
Mas enfim, quando alguém posta um texto inteligente nos cometários, eu já trasnformo este em post. Como é o caso agora deste comentário que é sensacional, e além de me dar um puxão de orelha mostra um outro ponto de vista ao qual não costumava vislumbrar.
Sinceramente essa questão de patrocínios para atletas e fomento ao esporte através de investimento privado é muito mais complexa eu acredito. Essa discussão tem que ser levantada sim e deveria ter um envolvimento muito maior dos atletas e da comunidade escaladora em todo o Brasil.
Creio que alguns pontos fazem com que as empresas e poder público não invistam nos atletas, eventos, conquistas e manutenção de locais de escalada, vou tentar destacar alguns deles.
Apesar de em alguns lugares como no Rio, em São Paulo e no Sul terem uma comunidade de escalada bem unida, com clubes e federações funcionando, pouco se avança no sentido de respeito da sociedade para com a escalada e consequentemente com os escaladores. Isso acontece por desinformação com relação ao esporte e também a desunião dos escaladores, bem como a falta de envolvimento destes em discussões e ações que vão para além do ambiente da rocha. Porém o exemplo da FEMERJ está dado, no Rio de Janeiro as coisas estão caminhando diferente.
Escaladores estão preocupados em escalar e não em fazer política (que é muito necessário para que o esporte ganhe o respeito que merece).
As leis de incentivo(Rouanet) ao esporte estão aí, porém ainda não se tem conhecimento de nenhum projeto movimento da comunidade escaladora para se utilizar este tipo de mecanismo de fomento ao esporte.
Ao investir no esporte as empresas pretendem ter retorno de alguma forma. A escalada não tem destaque nacional, dessa forma não há retorno de imagem para as marcas, desestimulando os investimentos.
Os escaladores não se movem para quase nada que não seja escalar.
Apesar disso foram várias as iniciativas de apaixonados pelo esporte tentarem de alguma forma criar veículos de comunicação voltados diretamente para a escalada e esportes de montanha, a maioria não passou de um ano de publicação por falta de patrocínio e consequente falta de visibilidade que as mesmas tem.
O poder público (prefeituras, governos estadual e federal) não tem interesse de investir no fomento ao esporte, isso se dá principalmente pala desinformação e também pela desunião dos escaladores, que não pressionam os governos através das federações e associações.
Recentemente conheci um casal de portugueses na Serra do Cipó. Eles vivem em Cascais no Portugal, região com privilegiada escalada. Segundo depoimentos deles, os escaladores se envolveram e mostraram para a prefeitura o potencial do esporte, esta por sua vez passou a investir nas conquistas e ajudar na manutenção das vias e locais de escalada, além de dar uma sala para a associação de escaladores locais.
Exemplos como esse estão aí, o pessoal da FEMERJ já fez muito pelo esporte, mas há muito mais por fazer e nós temos que nos envolver para que funcione. Porque se hoje não há patrocínio, amanhã podemos estar amargando com a continuidade do fechamento dos nossos locais de escalada, fato que já ocorre em Minas Gerais.
Pretendo com esse comentário alimentar essa discussão levantada pelo Luciano Fernandes aqui no BLOGDESCALADA, creio que precisamos falar e fazer muito pra mudar esse quadro, antes de começar a perguntar porque as lojas e as marcas não estão querendo nos patrocinar.
Espero ter contribuído.
Bons ventos e boas escaladas.
Daniel Ayer Quintela / BH / MG
2 comentários:
Parabéns pelo comentário.
Realmente hj no Brasil é mito difícil conseguir qualquer apoio e patrocínio na escalada. Mesmo as marcas estarem em ascensão e ganhando muito dinheiro, ainda não sabemos pq não investem nos atletas. Exemplo disso é o caso do Filipinho e do César que recebem convites e tem que vender calendários para poder competir no exterior, contando sempre com a ajuda de amigos. Parabéns também pelo seu blog, apesar de eu ter um também, sempre acompanho o seu, hehehe...
Grande Abraço e Sucesso.
Odilei Medeiro
www.odileimedeiro.blogspot.com
Saudações Luciano Fernandes,
bem, postei esse comentário como uma forma de desabafo e me sinto honrado pelo espaço disponibilizado espontaneamente.
Faço como um desabafo consciente, o tema é complexo e que merece uma ampla reflexão por parte dos escaladores, federações, associações e demais envolvidos no esporte, pois há muito o que fazer para melhorar essa situação.
Abraço Luciano, obrigado pelo espaço disponibilizado.
Bons ventos e boas escaladas a todos.
Daniel Ayer Quintela
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