Recém chegado de viagem, já no batente não pude deixar de comentar o quanto Minas Gerais, em termos de qualidade de escalada só pode ser comparada a Espanha, ou França.

A qualidade, e quantidade de rochas faz com que o estado seja o paraíso da escalada.

Em uma viagem para assuntos de família neste último fim de semana tive a oportunidade de visitar, aquele que pode ser considerado hoje o melhor lugar para escalada em calcário do Brasil. Sem dúvida nenhuma.

Sei que com esta afirmação vai haver uma legião de devotos da Serra do Cipó, talvez a Meca da escalada esportiva do Brasil, mas em termos de diversidade, e qualidade do próprio calcário Sete Lagoas daqui a 10 anos será reconhecida pelos mesmos adjetivos que eu coloquei acima. Há vários setores com várias vias relativamente novas (algumas ainda soltando agarras), porém cada setor possui uma característica diferente de escalada. Fazendo assim do local uma visita necessária para todo, e qualquer escalador que procura uma escalada de qualidade e um grande volume de vias de todo o tipo de estilos e graduações. Não cansarei de repetir : diversão em um calcário de excepcional qualidade.

Não estou desmerecendo a Serra do Cipó, e sim enaltecendo o valor de Sete Lagoas. É desnecessário lembrar que quando se elogia um lugar, não está desmerecendo outro lugar. Afirmo, também que Sete Lagoas e Serra do Cipó se completam.

Pude ir com o HIPER companheiro Frederico Vianna, que mais uma vez mostrou que além de ser um excepcional companheiro de escalada (não muito bom para dicas é verdade) uma pessoa digna de toda a confiança do mundo. Daqueles caras que se a escalada brasileira tivesse mais uns 20 teríamos um esporte muito mais organizado.

Além disso pude comprovar algo que somente se vê em quantidade assim em Minas Gerais. A quantidade de mulheres que escalam por lá. E não somente em quantidade, em qualidade também. Escalando em Sete Lagoas haviam poucas pessoas, mas o percentual de mulheres eram cerca de 50%. Não há um percentual de mulheres em locais de escalada tão grande pelo país afora. Lembrando que estou falando de escalada esportiva.

Isso sem falar da beleza e simpatia das mineiras, que é notoriamente conhecido e admirado por todos os homens de todo país. O fato de tal admiração pode ser comprovado por uma homengem singela e bonita que o escalador americano Cedar Wright fez das mulheres escalando na serra do cipó. Confira o vídeo abaixo.

"FORTES BRASILEIRAS" Vertical Carnival Video 22 from Cedar Wright on Vimeo.