Uma recomendação que sempre faço a quem quer saber mais sobre o que há por detrás da escalada é pesquisar em fontes fidedignas algum conhecimento. Mais importante ainda é não acreditar em tudo que escuta por aí. Há muito escalador que se faz de "entendido" para espalhar boatos e inverdades dos mais diversos tipos.

Estes mesmos escaladores que acreditam que "esquilo tem polegar", figurinhas de chiclete e desenho animado são fontes de conhecimento, ou que mendigos são "filósofos" devem ser totalmente ignorados.

Já escutei mentiras com caras de verdades como : "grigri estraga a corda", "Alimínio de mosquetão perde a força após 5 anos", ou qualquer pessoa que começa a frase com "me disseram que..." e solta aquela notícia chocante e que parece impossível para as leis da física (como um mosquetão quebrar em por conta da maneira que é colocado na cadeirinha, o que nunca ocorreu).

A melhor recomendação é ou procurar um engenheiro de materiais que te explique realmente o que acontece com os materiais que você usa. Assim como você não procura um pagé para curar a sua anemia, não confie em "especialistas" de beira de esquina.

O site planetfear.com divulga, em inglês um estudo completo sobre o que realmente acontece em uma queda no seu material móvel. O texto é interessantíssimo, e com mais tempo por aqui publicarei a tradução. Verifique o texto original com fotos em :

http://www.planetfear.com/articles/The_Physics_of_Falling_276.html