Estive nos últimos dias dando um tempo da cidade onde moro, e fui com um amigo para escalar na região próxima a Curitiba e acompanhar de perto a última etapa do Campeonato Catarinense de Escalada Esportiva.

Nesta pequena viagem pude verificar algumas coisas que me surpreenderam muito.

Pude visitar as academias de Curitiba que me impressionaram muito, e podem facilmente serem colocadas como das melhores do país, e até mesmo da América do Sul.

Em particular uma academia nova me chamou a atenção.

Esta academia localizada no centro da cidade, que se chama "Caverna", onde o proprietário alugou uma casa, e preencheu todos os cômodos com paredes de escalada, onde o escalador transita de uma sala a outra e em cada uma varia o tipo de escalada, algumas com mais inclinação e outras menos.

Uma proposta muito interessante para quem pensa em abrir uma academia mas não sabe como.

O que mais me impressionou foi o campeonato catarinense.

A equipe de uma pequena cidade chamada "Campo Alegre"(me perdoe se eu errei o nome) dominou toda a competição, tanto que a comunidade escaladora da capital Florianópolis compareceu em um número reduzidíssimo, que se especula por terem desanimado devido à força dos escaladores de Campo Alegre.

O campeonato realizado em Joinville era bem modesto em sua estrutura, mas mesmo assim tinha até espaço reservado com arquibancada montada, e uma premiação para nenhuma federação de nenhum estado colocar defeito.

Para se ter uma idéia, TODOS os participantes ganharam medalha (assim como acontece nas corridas de rua), os vencedores ganharam troféus, e maioria dos participantes ganharam cadeirinha(marca conquista e kailash) e sapatilhas (marca snake).

Para o público masculino, fica o aviso de que a quantidade (e a beleza) de escaladoras de Santa Catarina superou ,em muito, o número de muitos estados considerados os centros de escalada do Brasil.

Arrisco a dizer que, muito provavelmente o futuro da escalada pode estar subindo paredes por lá, pois foi impressionante a quantidade de participantes tanto na modalidade master como iniciante.

Muitos escaladores de destaque hoje sentirão a força da concorrência vinda de lá em 3 ou 4 anos.