Logo após este endereço fazer aniversário, resolvi seguir a linha de retrospectivas de acontecimentos do ano.

Geralmente algjumas pessoas não gostam de relembrar, mas quem se relembrar não fosse necessário Alzeimer não seria considerado uma doença grave.

O Primeiro ( e principal) destaque fica por conta da performance do escalador César Grosso, que este ano colecionou resultados expressivos em campeonatos de escalada. Resultados nunca antes atingidos por nenhum escalador brasileiro antes.

O escalador paulista abocanhou um 2º lugar no sulamericano de Boulder(realizado no último fim de semana) depois de conquistar o inédito pentacampeonato brasileiro de escalada. Com direito a ser o vencedor incontestável dos últimos 4 campeonatos.

Cesinha também provou com resultados expressivos de seu cliente de tabela nutricional, Patxi Usobiaga, que por mais que seja forte a pessoa, a alimentação e fundamental para bons resultados e boas cadenas.

Somente em uma grande injustiça tiraria o prêmio de "Outsider 2009/2010" dele. O prêmio é realizado pela revista GoOutside, e é sem dúvida o prêmio mais importante dos esportes de aventura do Brasil hoje.

Fica a menção honrosa, no que seria um "2º lugar", o escalador Felipe Camargo, que além de obter resultados expressivos, teve mais conquistas em escalada na rocha. Conseguindo ele mesmo a "cadena" de graduação 11c (via los Inconformistas) que nunca antes tinha sido realizada por um brasileiro.

Felipe por focar mais em escalada em rocha (ou pelo menos pareceu isso), fez uma coleção de cadenas memoráveis de vias de grande dificuldade. Faltando ao jovem apenas visitar zonas de escalada do Brasil como Rio de Janeiro, Serra do Cipó e Salto Ventoso, para encadenar todos os projetos difíceis do Brasil. O que poderia ser um excelente projeto a se arrecadar uns patrocínios.

O desafio, e a idéia, fica por conta dos escaladores que se achem capazes de efetuar tal tarefa, que a faça. Seria um ótimo desafio. Escaladores como Patxi Usobiaga, Dani Andrada, Chris Sharma e Adam Ondra o fizeram em seu país. Porque aqui no Brasil não?

Na parte do feminino o destaque máximo fica com a Francine Gomes, a pequena grande paranaense que conseguiu se firmar, na minha opinião, como a maior escaladora em rocha do país. Um verdadeiro exemplo a se seguir, e inspirar , as outras mulheres da escalada.

Nenhuma mulher no Brasil, em escalada em rocha, teve notícias de cadenas e feitos tão expressivos como ela mesmo o fez este ano.

Francine é uma escaladora além de técnica apurada, psicológico muito forte, é também das escaladoras que viaja muito, e mostra que se alguém quer evoluir, deve escalar em todos os tipos de rocha, e em todos os locais de escalada possíveis. Não somente em um tipo.

O "2º lugar" ficou por conta da paulista Janine Cardoso. Janine é um verdadeiro ícone da escalada esportiva, conquistando um hepta-campeonato que somente vem a abrilhantar a dedicação de um atleta dedicado.

Em termos de retrospectiva, ainda irei fazer nos próximos dias sobre "Notas tristes", "alta montanha", "Paredões" e "política".