Com um pouco de atraso, como prometido vou publicando a minha visão das retrospectivas.

Mesmo sem querer acabei dando um destaque e segundo destaque para no que era de destaque em escalada esportiva.

A idéia pelo jeito agradou, e resolvi seguir a mesma linha.

Mas infelizmente vai para a pior notícia em termos de escalada. O inferno astral de 2009 foi pior do que qualquer outro ano.

Na área esportiva fica por conta de fechamento de áreas que , sem dúvida, eram das melhores da América do Sul para escalar. Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas-MG, e Valle Encantado, na Argentina.

A questão da Gruta Rei do Mato é mais complexa. O local é um Parque, um local público, e não de nenhuma pessoa em específico.

Apesar de alguns "cartolas" gostem de fazer politicagem (não política) e ignorar o que está acontecendo com a questão de "escaladores x parques", a realidade está aí. Alguns locais fechados, e por culpa de ninguém. Por culpa de filosofia ecológica.

A culpa mesmo de fechamento como Baú de Minas, Gruta Rei do Mato e Lapinha é da política ecológica adotada pelos administradores noeados a estes parques. Estes "nomeados por algum motivo" possuem uma ignorância grande em termos de como a escalada impacta a natureza. A culpa, repito, não é de ninguém, ou de nenhum mal comportamento de escalador.

Locais ficarão fechados à escalada até que os escaladores deixem de gastar energia indo escondidos a estes locais, e comecem a se reunir em frente dos locais de autarquias para fazer barulho e chamar a atenção do esporte que pratica.

A questão do Valle Encantado é mais complicada.

Complicada porque está em uma área particular, e necessita de uma negociação delicada com os proprietários. Ainda mais dificultada por brasileiros que irão ao local, mesmo com a divulgação dentro da comunidade escaladorea brasileira, de que o local está fechado.

Mesmo assim, em lista de discussões e site de fóruns de escalada alguns escaladores esbravejarem de que iriam de qualquer maneira. Sendo assim, prejudicando toda uma comunidade de outro país.

Comportamento de acerebrados é o que acarretou no fechamento do local. É bom lembrar que "a gota d´água" foi um BRASILEIRO que jogou solvente de tinta (quase 1 litro) no Rio Limay, e que enterrou seu LIXO, por diversas vezes, por preguiça de se comportar em comunidade e atravessar o rio para faze-lo. "Coincidentemente" após 4 dias do delito, com uma mega mancha branca no local, o proprietário veio com a polícia pedir a todos que se retirassem que iriam cortar umas árvores para servir de lenha para hotéis em Bariloche. Árvores foram cortadas, mas não recolhidas.

Em resumo, os brasileiros sim, estão sendo culpados(não únicos, é verdade, mas cada vez mais não ajudando) de estarem fechando o Valle Encantado.

Há pessoas que se disseram "cansadas" de eu bater na tecla deste puzilânime que fez isso. Isso porque andou sujando na Serra do Cipó também, mas pelo jeito lá ninguém se importou. Deixe eu colocar assim : Imagine se fechassem o SEU local favorito de escalada, como você encararia isso? Mudaria de esporte?

Em terceiro lugar no "ranking de más notícias" fica o fechamendo daquela que é, sem dúvida, a academia mias bem equipada para treinamento de escalada do Brasil, A Unidade Casa de Pedra do Bairro Santo Antônio.

O fechamento é decorrido do enfraquecimento da escalada e montanhismo na capital do estado de São Paulo, e principalmente pelo comportamento "sangue-suga" de vários escaladores do estado, que apenas usufruem de academias (tanto Casa de Pedra como 90 Graus) da cidade de São Paulo, sem fazer nada em troca.

Pessoas que acostumadas a não ter compromisso com ninguém, e a usar o mundo como seu banheiro sem dar nada em troca ao esporte, e às pessoas que convive.

Cansado do comportamento destas pessoas, e e de grandes prejuízos (sem falar na ingratidão de muitos frequentadores) para manter um local já oneroso, os proprietários decidiram fechar as portas.

O anúncio foi feito com um mês de antecedência, e mesmo assim, a comunidade já se mostrou conformada, e os corneteiros comemoraram. No meio de tudo isso, perdeu o esporte, e a comunidade brasileira como um todo.



O post foi alterado, seguindo a dica do leitor atento "Marcelo", que me alertou sobre o erro ao descrever o local de Sete Lagoas-MG, o qual tinha escrito errado.

Obrigado Marcelo.